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QUESTÃO 1
Os gestores de investimentos e projetos contam com ferramentas capazes de auxiliar no processo de avaliação da viabilidade econômica, tais como VPL, TIR e TMA. O VPL é a métrica financeira que, baseado em um investimento inicial e uma série de fluxo de caixa futuro, dirá quanto vale atualmente o investimento. A TIR é a taxa de juros que faz com que o VPL de um fluxo de caixa seja igual a zero. A TMA é uma “escolha pessoal”, onde cada cliente pode ter em mente um valor de taxa de rendimento que considere como valor mínimo para investir.
Fonte: SOLARMARKET. O que são TMA, VPL, TIR e Payback? Disponível em: https://solarmarket.zendesk.com/hc/pt-br/articles/6745147452187-O-que-s%C3%A3o-TMA-VPL-TIR-e-Payback. Acesso em: 05 ago. 2021.
Considerando o VPL, a TIR a TMA, quanto à verificação e a viabilidade financeira de determinado investimento, sobre o gestor classificar os projetos como economicamente viável, analise as afirmativas a seguir:
I. O VPL for positivo e a TIR maior que a TMA.
II. O VPL for menor que zero e a TIR igual a TMA.
III. O VLP for maior que 1 (um) e a TIR menor que a TMA.
IV. O VPL for maior que 0 (zero) e a TIR menor que a TMA.
V. O VPL for menor que 0 (zero) e a TIR maior que a TMA.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – I, III e V, apenas
Alternativa 3 – II e IV, apenas
Alternativa 4 – II, III e V, apenas
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V
QUESTÃO 2
De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) (2023), há duas grandes categorias que abrigam os principais modelos de governança adotados pelo mundo: Outsider System e Insider System.
Qual é a diferença entre o foco da gestão no Outsider System e no Insider System?
Alternativas
Alternativa 1 – Ambos focam na maximização do retorno para os acionistas.
Alternativa 2 – O Outsider System foca no acionista, enquanto o Insider System foca no controle estatal.
Alternativa 3 – O Outsider System foca no acionista, enquanto o Insider System foca no controle familiar.
Alternativa 4 – O Insider System foca no acionista, enquanto o Outsider System foca no controle governamental.
Alternativa 5 – O Outsider System não tem foco definido, enquanto o Insider System foca na maximização do retorno.
QUESTÃO 3
O Decreto n° 11.129/2022, que regulamenta a Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), estabelece em seu artigo 57, dentre os parâmetros de avaliação de um programa de integridade, a existência de “controles internos que assegurem a pronta elaboração e a confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras da pessoa jurídica.”
Fonte: BRASIL. Decreto n° 11.129/2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/d11129.htm. Acesso em: 10 out. 2023.
Sobre a finalidade de estabelecimento de controles internos dentro de uma organização, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Potencializar os lucros de curto e médio prazo.
Alternativa 2 – Aprimorar a produção e reduzir custos com mão-de-obra.
Alternativa 3 – Garantir a conformidade com normas aplicáveis à organização.
Alternativa 4 – Reduzir a carga tributária incidente sobre as atividades da empresa.
Alternativa 5 – Estabelecer procedimentos de investigações internas em razão das denúncias recebidas.
QUESTÃO 4
O modelo de Três Linhas de Defesa é uma forma simples e eficaz de melhorar a comunicação do gerenciamento de riscos e controle por meio do esclarecimento dos papéis e responsabilidades essenciais. O modelo apresenta um novo ponto de vista sobre as operações, ajudando a garantir o sucesso contínuo das iniciativas de gerenciamento de riscos, e é aplicável a qualquer organização, não importando seu tamanho ou complexidade. Mesmo em empresas em que não haja uma estrutura ou sistema formal de gerenciamento de riscos, o modelo de Três Linhas de Defesa pode melhorar a clareza dos riscos e controles e ajudar a aumentar a eficácia dos sistemas de gerenciamento de riscos.
Fonte: IIA BRASIL. Instituto de Auditores Internos do Brasil. Declaração de Posicionamento do IIA: as três linhas de defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controles.IIA Brasil. São Paulo, 2013.
A estrutura de defesa na gestão de riscos e compliance dentro da Administração Pública Federal é descrita pela Controladoria Geral da União (CGU) em sua cartilha Metodologia de Gestão de Riscos. O modelo é composto por três linhas de defesa que desempenham papéis distintos. Neste sentido, o papel da primeira linha de defesa é:
Alternativas
Alternativa 1 – Conduzir auditorias internas para avaliar a gestão e a supervisão dos controles internos.
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