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QUESTÃO 1
A Base Nacional Comum Curricular, documento normativa que norteia a organização do planejamento das aulas da educação infantil, ensino fundamental e médio, dispõe que as unidades temáticas para a EF escolar são: danças, esportes, lutas, ginásticas, práticas corporais de aventura e jogos e brincadeiras.
CALLAI, Ana Nathalia Almeida; BECKER, Eriques Piccolo; SAWITZKI, Rosalvo Luis. Considerações acerca da Educação Física escolar a partir da BNCC. Conexões, v. 17, p. e019022-e019022, 2019.
Sobre o ensino dos jogos e brincadeiras na escola, analise as asserções abaixo:
I. Ao tratar os jogos e brincadeira como conteúdo específico da EF é necessário provocar interações sociais específicas e compreender que é um meio para se aprender outros conteúdos.
PORQUE
II. Os jogos e brincadeiras como ferramenta de ensino possuem valor em si mesmo, ampliam o reportório e buscam valorizar a cultura regional, local e nacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
As Epistemologias do Sul surgem diante da visão que o mundo é variado e diversificado em relação às culturas e saberes, mas que no decorrer da história da modernidade se sobrepôs uma forma de conhecimento pautada no modelo epistemológico da ciência moderna, desconsiderando os outros saberes.
PAIVA, M. L. P. Um olhar sobre “Epistemologias do Sul” de Boaventura de Sousa Santos. Revista Uniara, v. 18, n.º 1, 198 – 205, jul. 2015
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre a diversas formas de brincar e a relação com a sociedade, assinale a alternativa que apresente a que se propõe a Epistemologia do Sul de Boaventura.
Alternativas
Alternativa 1 – Constituir uma infância que tem sua cultura lúdica estruturada nos valores e direcionamentos dos países centrados na região norte do globo.
Alternativa 2 – Equiparar as discussões sobre a organização frente a visão de mundo proposta pelos povos orientais.
Alternativa 3 – Dialogar com as demais regiões sobre a forma de se estruturar igual aos países do norte.
Alternativa 4 – Apresentar a vasta experiência social do povo do ocidente, centrado no norte do globo.
Alternativa 5 – Superar o modelo hegemônico de visão de modo dos países do norte do globo.
QUESTÃO 3
Entendendo que a infância e a adolescência devem representar um período lúdico, preservado de maiores responsabilidades e voltado para o desenvolvimento e a preparação para a idade adulta, o Estatuto proibiu qualquer trabalho a menores de 14 anos e procurou assegurar o direito à profissionalização e proteger a ocupação de aprendizes e demais adolescentes.
CARVALHO, I. M. M. O trabalho infantil no Brasil Contemporâneo. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p. 551-569, Set./Dez. 2008
Considerando o texto acima, seu estudos e discussões na disciplina sobre o brincar, infância e trabalho infantil, analise as asserções abaixo.
I – A capacidade de resistir das crianças e adolescentes trabalhadores e o jogo presente entre a necessidade de brincar e a obrigação imposta no trabalho compõem o cotidiano dessas infâncias.
PORQUE
II – O contexto impiedoso configura-se como uma realidade atroz que necessita de uma profunda reestruturação social, ainda mais se tomarmos como parâmetro o avanço nas discussões e leis que foram elaboradas no século XX sobre o direito infanto-juvenil.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
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