📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – LHIST – História Antiga – 52/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – LHIST – HISTÓRIA ANTIGA – 52/2025

QUESTÃO 1
Acerca dos aspectos da sociedade no Egito Antigo, considere o texto a seguir:

“Os deuses egípcios funcionavam como personificação de conceitos. Isso significa dizer que, para os egípcios, o mundo funcionava como uma espécie de rede, na qual havia vários pontos interligados formando um conjunto. Cada ponto representava um elemento que, nessa sociedade, era considerado vital à sua sobrevivência e à sua continuidade como, por exemplo, as cheias do Nilo. Esses conceitos eram, por sua vez, personificados na forma de deuses, como é o caso de Hapi, o deus das cheias. O conjunto ou a rede formada pela coexistência harmônica de todos esses elementos era chamada pelos egípcios de maat, a ordem e a justiça, que também possuía um correspondente na forma divina, uma deusa homônima que era representada com uma pluma na cabeça”.

Fonte: JOÃO, M. T. Tópicos de história antiga oriental. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 82-83.

Com base no texto exposto anteriormente, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A concepção religiosa egípcia das divindades percebia estas entidades como isoladas entre si, atuando de forma individual.

PORQUE

II. Essa individualidade era representada em forma de rede de conceitos, e cada egípcio antigo tinha clareza sobre essa percepção.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
Acerca da formação da Grécia Antiga, leia o texto a seguir:

“Antes do aparecimento da arte na Grécia continental, várias civilizações antigas prosperaram no mar Egeu e seus arredores, sendo que a primeira delas foi a civilização das ilhas Ciclades, num arquipélago que fica no sudeste da Grécia continental. […]
A maior das civilizações egeias surgiu em Creta em aproximadamente 3000 a.C. Os artistas minoicos se inspiraram no Egito, na Síria e na Anatólia, mas fundiram vários estilos criando a própria arte, extremamente original“.

Fonte: FARTHING, S. Tudo sobre Arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 24

Com base nas informações retiradas no excerto anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Grécia antiga foi uma civilização fechada sobre si, esse aspecto se reflete nas produções artísticas originais, e sem influência estrangeira.

PORQUE

II. A Grécia antiga foi formada por uma variedade de sociedades da região do mar Egeu.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
Sobre o final do período republicano em Roma, leia o texto a seguir:

“O legionário tendia, no final do serviço, a permanecer no lugar onde passara a vida; isso facilitou a provincialização das tropas e a difusão do ‘modo de vida romano’ nessas áreas do império; o poder pessoal do príncipe baseava-se no exército, mas este não constituía uma casta militar à parte da sociedade; durante o principado, teve um papel de integração facilitador da ascensão social não apenas aos cidadãos romanos, mas também de elementos provinciais que ao terminar a militia recebiam a cidadania romana como recompensa”.

Fonte: CORASSIN, M. L. Comentários sobre a RES GESTAE DIVI AUGUSTI. In: JOLY, F. F. História e Retórica: ensaios sobre historiografia antiga. São Paulo: Alameda, 2007. p. 110.

Com base no texto anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os soldados romanos eram um empecilho na difusão da romanização.

PORQUE

II. Eles devastavam onde passavam e não possibilitava a integração dos territórios.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!