📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – LPED – Metodologia do Ensino da Geografia – 54/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – LPED – METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA – 54/2025

QUESTÃO 1
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, considerado o lugar onde se manifestam os fenômenos sociais. Ele é produzido a partir da dinâmica das relações estabelecidas entre o ser humano e o meio onde habita.

No que se refere a Geografia Humana, considere as asserções abaixo:

I. A Geografia Humana consiste em entender a relação entre o homem e o meio. Essa relação é recíproca, uma vez que está mediada pela tecnologia que altera o ambiente natural.

PORQUE

II. Valoriza-se o estudo do meio, dando relevância ao estudo da hidrografia, climatologia, geologia, dentre outros.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
Observe a imagem a seguir:

Fonte: adaptado de: https://www.coladaweb.com/geografia/e…. Acesso em: 07 nov. 2022.

Sobre os elementos que devem compor um mapa, analise as afirmações a seguir:

I. O mapa deve ser colorido.
II. O mapa deve conter sempre legenda.
III. O mapa deve conter sempre a rosa dos ventos.

As afirmações I, II, e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, F, F.
Alternativa 3 – F, V, V.
Alternativa 4 – V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, F.

QUESTÃO 3
Considere o excerto a seguir:

Durante séculos o saber ler, escrever e contar foi o apanágio das classes dirigentes e, desse monopólio, elas obtinham um acréscimo de poder. Mas, as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais na Europa do século XIX, como hoje nos países “subdesenvolvidos” fazem com que tenha se tornado indispensável que o conjunto da população saiba ler. E torna-se indispensável que os homens saibam pensar o espaço (LACOSTE, 2016, p. 52).​

LACOSTE, Yves. A Geografia – Isso serve em Primeiro lugar para fazer a Guerra. São Paulo. Ed. Papirus. 2016.

A partir de sua análise considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:

I – O “saber” era elitista, e excludente, ligado as instituições religiosas católicas.

II – O saber ler, escrever e contar, eram privilégios das elites que tinham interesse em manter-se no poder.

III – Os homens precisam saber pensar e ler o espaço, tornando-se indispensável às pessoas tal habilidade.

IV – Nenhuma outra classe, além das dirigentes, gostaria de saber ler e escrever o espaço, porque não tinha utilidade alguma.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – V, F, V, V.
Alternativa 4 – V, V, F, V.
Alternativa 5 – V, V, V, F.

QUESTÃO 4
Um dos componentes básicos do mapa é a legenda, melhor explorada a partir do 3° ano do Ensino Fundamental.

Com base em seus estudos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A BNCC estabelece a seguinte habilidade para o 3° ano do Ensino Fundamental: reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

PORQUE

II. A função básica da legenda é indicar quais são os significados dos símbolos utilizados na representação espacial, e sua feição está diretamente relacionada à proporção dos elementos representados e ao nível de detalhamento da área representada.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!