📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – Mapeamento de Processos – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – MAPEAMENTO DE PROCESSOS – 53/2025

QUESTÃO 1
Em uma indústria de leite condensado, o mapeamento de processos foi realizado de forma a contribuir para análise das atividades e os pontos de melhorias a serem realizados na empresa como um todo. Sendo assim, considere esse contexto, e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O fluxo de informações deve ser definido levando em consideração a estratégia adotada pela organização e a forma como ela define atender seus clientes.

PORQUE

II. A partir dessa definição a empresa consegue definir o melhor fluxo, aquele que agrega valor ao resultado final.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
Para alcançar um estado futuro do processo com menos desperdícios e com um fluxo enxuto, é preciso refazer o mapa do fluxo de valor diversas vezes. Ou seja, é feita a construção inicial de um estado futuro, que é revisado, posteriormente, com novas melhorias. Sendo assim, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor deve ocorrer a qualquer momento, independentemente das etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 2 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor ocorre após as etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 3 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor deve ocorrer após as etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 4 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor ocorre paralelamente às etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 5 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor ocorre necessariamente em conjunto com às etapas de identificação dos processos.

QUESTÃO 3
Tornar o fluxo de informação mais enxuto tem resultados positivos em termos de produtividade e eficiência. Como consequência, o fluxo de informação se torna mais ágil e confiável, eliminando a necessidade dos colaboradores gastarem tempo “procurando” informações e consertando erros que poderiam ser evitados.

Hominiss. Lean Office- Redução de desperdícios no fluxo de informações. Online, 2018.

Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2018.

Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O fluxo de informação tem uma relevância menor do que o fluxo de materiais sob a visão lean.

( ) O fluxo de informação tem como objetivo principal suprir e auxiliar as demandas do processo.

( ) A previsão de vendas é um dos itens que deve ser analisado para se desenhar o fluxo de valor.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 – F; V; F.
Alternativa 2 – F; V; V.
Alternativa 3 – V; V; F.
Alternativa 4 – V; F; V.
Alternativa 5 – F; F; V.

QUESTÃO 4
A gestão de processos de negócios (BPM) consiste na gestão e transformação das operações de forma sistêmica, para atender da melhor forma o cliente. Foi concebida para um uso generalizado, como uma estratégia empresarial dentro da busca por uma melhora nos serviços prestados, uma padronização e documentação de normas e procedimentos. Entender a dinâmica das operações e documentá-la, facilita a visualização de possíveis falhas e gargalos no processo, eliminando atividades que não agregam valor e manter a melhoria contínua. A BPM tem por caracteristica que a comunicação dos componentes de um negócio é feita pelo BPMN (Business Process Management Notation) descrevendo as etapas e o fluxo ponta a ponta de um processo, como o uso de uma série de ícones padronizados, trazendo uma visão única para todos os envolvidos. Para fazer esta representação, o professional responsável precisa obter dados confiáveis do processo de diferentes fontes, analisá-los e representá-los.

PIZZA, W. R. A metodologia Business Process Management (BPM) e sua importância para as organizações. São Paulo: Faculdade de Tecnologia de São Paulo, p. 16, 2012. Adaptado.

Considerando o texto anterior e as fontes de coleta de dados para a modelagem do BPMN, avalie as afirmações a seguir:

I. De entrevistas aos envolvidos indiretamente na execução do processo.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!