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QUESTÃO 1
Em uma indústria de leite condensado, o mapeamento de processos foi realizado de forma a contribuir para análise das atividades e os pontos de melhorias a serem realizados na empresa como um todo. Sendo assim, considere esse contexto, e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O fluxo de informações deve ser definido levando em consideração a estratégia adotada pela organização e a forma como ela define atender seus clientes.
PORQUE
II. A partir dessa definição a empresa consegue definir o melhor fluxo, aquele que agrega valor ao resultado final.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Para alcançar um estado futuro do processo com menos desperdícios e com um fluxo enxuto, é preciso refazer o mapa do fluxo de valor diversas vezes. Ou seja, é feita a construção inicial de um estado futuro, que é revisado, posteriormente, com novas melhorias. Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor deve ocorrer a qualquer momento, independentemente das etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 2 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor ocorre após as etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 3 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor deve ocorrer após as etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 4 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor ocorre paralelamente às etapas de identificação dos processos e dos estoques.
Alternativa 5 – A etapa de identificação de desperdícios no mapeamento do fluxo de valor ocorre necessariamente em conjunto com às etapas de identificação dos processos.
QUESTÃO 3
Tornar o fluxo de informação mais enxuto tem resultados positivos em termos de produtividade e eficiência. Como consequência, o fluxo de informação se torna mais ágil e confiável, eliminando a necessidade dos colaboradores gastarem tempo “procurando” informações e consertando erros que poderiam ser evitados.
Hominiss. Lean Office- Redução de desperdícios no fluxo de informações. Online, 2018.
Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2018.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O fluxo de informação tem uma relevância menor do que o fluxo de materiais sob a visão lean.
( ) O fluxo de informação tem como objetivo principal suprir e auxiliar as demandas do processo.
( ) A previsão de vendas é um dos itens que deve ser analisado para se desenhar o fluxo de valor.
As afirmativas são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F; V; F.
Alternativa 2 – F; V; V.
Alternativa 3 – V; V; F.
Alternativa 4 – V; F; V.
Alternativa 5 – F; F; V.
QUESTÃO 4
A gestão de processos de negócios (BPM) consiste na gestão e transformação das operações de forma sistêmica, para atender da melhor forma o cliente. Foi concebida para um uso generalizado, como uma estratégia empresarial dentro da busca por uma melhora nos serviços prestados, uma padronização e documentação de normas e procedimentos. Entender a dinâmica das operações e documentá-la, facilita a visualização de possíveis falhas e gargalos no processo, eliminando atividades que não agregam valor e manter a melhoria contínua. A BPM tem por caracteristica que a comunicação dos componentes de um negócio é feita pelo BPMN (Business Process Management Notation) descrevendo as etapas e o fluxo ponta a ponta de um processo, como o uso de uma série de ícones padronizados, trazendo uma visão única para todos os envolvidos. Para fazer esta representação, o professional responsável precisa obter dados confiáveis do processo de diferentes fontes, analisá-los e representá-los.
PIZZA, W. R. A metodologia Business Process Management (BPM) e sua importância para as organizações. São Paulo: Faculdade de Tecnologia de São Paulo, p. 16, 2012. Adaptado.
Considerando o texto anterior e as fontes de coleta de dados para a modelagem do BPMN, avalie as afirmações a seguir:
I. De entrevistas aos envolvidos indiretamente na execução do processo.
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