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QUESTÃO 1
Segundo Ferreiro (1995), os métodos analíticos e sintéticos buscam ajudar as crianças a estabelecerem relações entre os códigos linguísticos (representação escrita) e os sons. O Método Sintético parte da menor unidade para a maior, iniciando a alfabetização pelo ensino das letras, fonemas ou sílabas, que depois são sintetizados para formar palavras. Já o Método Analítico, ou Global, começa pelo ensino do todo, ou seja, a palavra, para depois analisar suas partes. Métodos mistos ou ecléticos procuram conciliar esses dois métodos para tornar o processo de alfabetização mais eficiente. Além disso, Magda Soares (2010) ressalta que cada método deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o fundamentam e pelos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.
FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Considerando os métodos de alfabetização descritos por Ferreiro (1995) e as reflexões de Magda Soares (2010) sobre o processo de ensino da leitura e da escrita, Analise as afirmativas que seguem:
l. O Método Sintético inicia o processo de alfabetização a partir das menores unidades, como letras, fonemas e sílabas, que depois são sintetizadas para formar a leitura.
ll. O Método Analítico começa o processo de alfabetização pelo ensino das letras isoladas, para que a criança posteriormente forme palavras.
lll. Métodos mistos ou ecléticos buscam integrar aspectos dos métodos Sintético e Analítico para acelerar e melhorar o processo de alfabetização.
lV. Segundo Magda Soares, um método de ensino deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o esclarecem e pelos processos cognitivos envolvidos em sua aprendizagem.
V. As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky enfatizam que a escrita é apenas um código de representação dos sons, sem considerar sua dimensão como representação da linguagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, ll e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 2
A professora Rose está trabalhando com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No início do semestre, aplicou uma atividade em que os alunos deveriam escrever seus nomes e tentar produzir uma lista de palavras conhecidas, para verificar como cada um se relacionava com a escrita. Durante as semanas seguintes, observou os avanços das crianças por meio de produções de texto, registros em portfólio e rodas de leitura, intervindo sempre que necessário. Ao final do bimestre, solicitou uma produção escrita individual e aplicou uma leitura orientada com base em um texto já trabalhado em sala.
Com base no caso descrito, leia as afirmativas que seguem:
I. A atividade inicial com os nomes e a lista de palavras é um exemplo de avaliação formativa, pois mostra o progresso dos alunos ao longo do tempo.
II. As intervenções feitas a partir das observações durante a produção de textos e as rodas de leitura caracterizam a avaliação formativa, pois orientam a prática pedagógica continuamente.
III. A produção escrita individual e a leitura orientada ao final do bimestre correspondem à avaliação somativa, pois visam verificar o desempenho final dos alunos.
IV. A atividade diagnóstica só deve ser feita quando houver dúvidas sobre o desempenho da criança, e não no início do processo de alfabetização.
V. A atividade inicial, ao buscar identificar os conhecimentos prévios sobre leitura e escrita, é um exemplo de avaliação diagnóstica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e V, apenas.
Alternativa 3 – I, II e V, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 3
A professora Carla trabalha com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Observando que algumas crianças apresentavam dificuldades na associação entre fonemas e grafemas, ela decidiu incorporar atividades lúdicas ao planejamento semanal. Passou a utilizar jogos como bingo de letras, dominó silábico, quebra-cabeças com palavras, além de brincadeiras cantadas com rimas e aliterações. Com o tempo, notou que os alunos estavam mais participativos, confiantes e demonstravam avanços significativos na leitura e na escrita.
Diante desse cenário, a professora compartilhou sua experiência com os colegas e gerou o seguinte debate: Qual é o papel dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização?
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