📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – Metodologia da Alfabetização e Letramento – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53/2025

QUESTÃO 1

“Não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”

Fonte: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. 7. Ed. São Paulo, Cortez/ Campinas, Autores Associados, 2009, p. 11.

Após ler o excerto e refletir sobre a leitura, analise as afirmativas a seguir:

I. O ato da leitura está preso ao significado estrito das palavras e isso justifica o ensino baseado da gramática tradicional.

II. Ler é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para além da sala de aula, pois o aluno é leitor em todos os ambientes.

III. Ler significa decodificar, ou seja, o aluno precisa exclusivamente de conhecimento das letras e fonemas para ser um bom leitor.

IV. Ler é uma habilidade que o ser humano desenvolve ao longo da vida, pois faz parte de vivências rotineiras desde seu nascimento até o fim da vida.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 2

Segundo Ferreiro (1995), os métodos analíticos e sintéticos buscam ajudar as crianças a estabelecerem relações entre os códigos linguísticos (representação escrita) e os sons. O Método Sintético parte da menor unidade para a maior, iniciando a alfabetização pelo ensino das letras, fonemas ou sílabas, que depois são sintetizados para formar palavras. Já o Método Analítico, ou Global, começa pelo ensino do todo, ou seja, a palavra, para depois analisar suas partes. Métodos mistos ou ecléticos procuram conciliar esses dois métodos para tornar o processo de alfabetização mais eficiente. Além disso, Magda Soares (2010) ressalta que cada método deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o fundamentam e pelos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.

FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

​Considerando os métodos de alfabetização descritos por Ferreiro (1995) e as reflexões de Magda Soares (2010) sobre o processo de ensino da leitura e da escrita, Analise as afirmativas que seguem:

​l. O Método Sintético inicia o processo de alfabetização a partir das menores unidades, como letras, fonemas e sílabas, que depois são sintetizadas para formar a leitura.

ll. O Método Analítico começa o processo de alfabetização pelo ensino das letras isoladas, para que a criança posteriormente forme palavras.

lll. Métodos mistos ou ecléticos buscam integrar aspectos dos métodos Sintético e Analítico para acelerar e melhorar o processo de alfabetização.

lV. Segundo Magda Soares, um método de ensino deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o esclarecem e pelos processos cognitivos envolvidos em sua aprendizagem.

V. As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky enfatizam que a escrita é apenas um código de representação dos sons, sem considerar sua dimensão como representação da linguagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, ll e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V, apenas.

QUESTÃO 3

Maria tem 8 anos e está no terceiro ano do ensino fundamental, até o presente momento não foi diagnosticada com nenhum problema, mas, no início deste ano sua professora começou a prestar mais atenção em como a criança desenhava e a encaminhou para um psicopedagogo para que ele observasse a menina.

Abaixo está um desenho que Maria fez, quando o psicopedagogo solicitou que ela a desenhasse fazendo o que mais gostava.

​Diante dos estudos sobre as fases do desenho infantil, podemos afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1 – Maria está na fase das garatujas com atribuição de nomes, fase essa que não é condizente com sua idade e ano escolar. Maria deveria estar na fase pré-esquemática, fazendo desenhos melhor elaborados.
Alternativa 2 – Maria está na fase pré-esquemática, fase essa que corresponde a sua idade e ano escolar. Caracteriza a figura humana como homem palito ou homem girino, facilmente visível aos olhos de qualquer adulto.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!