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QUESTÃO 1
Na era da Educação 4.0, que integra tecnologias avançadas e metodologias inovadoras ao ensino, é essencial repensar o papel dos estudantes no processo educacional. Essa abordagem visa preparar os alunos para um mundo cada vez mais digital e dinâmico, onde habilidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas são altamente valorizadas. O protagonismo do aluno torna-se, então, um componente central, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando a abordagem da Educação 4.0, qual elemento é considerado fundamental para promover o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem?
Alternativas
Alternativa 1 – Centralização do ensino nas tradicionais metodologias expositivas.
Alternativa 2 – Uso de tecnologias emergentes como ferramentas passivas no ensino.
Alternativa 3 – Projetos interdisciplinares que conectam diferentes áreas do conhecimento.
Alternativa 4 – Ênfase exclusiva no desenvolvimento de habilidades técnicas sem contexto.
Alternativa 5 – Isolamento do aluno em atividades individuais que minimizam a colaboração.
QUESTÃO 2
A educação maker, além de estimular a criatividade e a autonomia, quando aliada aos conteúdos curriculares ou não curriculares, pode beneficiar estudantes, professores e escolas, melhorando o nível de aprendizado e promovendo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, necessárias ao mundo do trabalho. As ideias da educação maker estão sendo incorporadas às políticas públicas de currículo de diferentes sistemas de ensino, com a intenção de propiciar melhorias aos processos educativos, uma vez que proporciona ao aluno uma educação mais integradora e promove o desenvolvimento das competências necessárias à formação escolar e designadas pela BNCC.
Fonte: CORDOVA, T. Tendências Educacionais Contemporâneas. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o conceito de maker, analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de maker remete às pessoas que constroem e consertam objetos e interessam-se pelo funcionamento de todas as coisas.
II. A cultura maker não está ligada à educação, já que os comportamentos influenciados por ela não se aplicam em sala de aula.
III. A cultura maker é comumente associada ao aprimoramento de ferramentas tecnológicas.
IV. O movimento maker está associado apenas às práticas de reformas manuais de objetos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a tecnologia se tornou uma competência de ensino, que deve atravessar todo o currículo e permear todas as áreas do conhecimento. Para isso, introduzir a escola dentro deste contexto torna-se essencial, principalmente porque o propósito das tecnologias é possibilitar interação, colaboração e personalização do ensino. O seu uso, como estratégia, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo.
Com base no excerto e nos estudos sobre a integração da cultura digital no contexto escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A implementação da cultura digital nas escolas, segundo a BNCC, deve promover apenas o acesso às tecnologias de informação e comunicação, garantindo que todos os alunos dominem tecnicamente os dispositivos tecnológicos.
PORQUE
II. A BNCC orienta que o uso das tecnologias digitais no ensino deve favorecer o desenvolvimento de competências críticas, criativas e éticas, estimulando a comunicação, a produção de conhecimento e o protagonismo dos estudantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira.
Alternativa 3 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
De acordo com Hernández (1998), os projetos de trabalho fazem parte de uma concepção educativa que favorece a pesquisa e a construção do conhecimento de forma compartilhada, com o intuito de ampliar o repertório dos estudantes em um contexto de aprendizagens significativas, em que os estudantes participam como sujeitos ativos da construção do conhecimento.
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