📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
A educação artística não deve ser vista apenas como mais uma disciplina no currículo escolar, mas sim como um componente essencial para o desenvolvimento da expressão dos alunos em sua realidade social e cultural. Seu ensino não se limita a padrões fixos, mas busca romper com metodologias engessadas, proporcionando um ambiente de aprendizagem criativo e reflexivo. Dessa forma, a arte contribui para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento integral dos estudantes (Holzmann; Giovanonni; Maes, 1993).
Fonte: HOLZMANN, M.E.F.; GIOVANONNI, N.J.R.; MAES, P.F. Metodologia do ensino de arte na escola. [S.l]: EDUCAR, 1993.
I. A BNCC deveria valorizar mais as linguagens artísticas e evidenciar isso já na Educação Infantil.
II. A BNCC deixa claro a importância das linguagens artísticas desde a Educação Infantil até o Ensino médio.
III. A arte como seu caráter emancipador auxilia a reflexão e formação do aluno no ambiente escolar.
IV. A educação das artes não pode ser menosprezada ou compreendida como algo menor no ambiente escolar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
TEXTO I
“Acredito que no processo de ensino importante é compreender o mundo no encontro-confronto do sujeito com a teoria e a prática. No entanto, no caso das crianças de 0 a 6 anos, educadas e cuidadas em creches e pré-escolas, esta compreensão (e construção) do mundo não acontece no encontro-confronto com a teoria e a prática, mas sim no encontro-confronto das crianças com o próprio mundo! Ou seja, acontece nas experiências, nos seus encontros confrontos com o(s) outro(s) (adulto e crianças desde a mais tenra idade), com a dimensão cultural, social e natural que as cerca. Uma experiência marcada e simultaneamente edificada pela brincadeira e interações, sendo estas construídas e mediadas pelas e nas linguagens.”
SILVA, Mariana da. As cantigas de roda nos relatórios, artigos e memórias de estágio de Educação Infantil do curso de Pedagogia da UFSC. 2013, p. 23.
TEXTO II
“A música também é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras sociais por parte da criança. Quando uma criança brinca de roda, por exemplo, ela tem a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção, de dúvida, de afirmação.”
NOGUEIRA, M. A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, v. 5, n. 2, 2003, p. 24.
Após ler os dois excertos e compreender a relevância da música para a formação do ser humano e por isso deve ser trabalhada dentro da escola, analise as asserções abaixo:
I – O Texto II complementa o Texto I, ao apresentar o lado formativo e cultural que a música pode propiciar para a criança em idade escolar.
PORQUE
II – O texto I é uma visão técnica e biológica de como o corpo e a mente do ser humano funciona em relação aos estímulos musicais, não aborda aspectos pedagógicos.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O ensino da Educação Artística deve considerar a natureza singular da arte, que reflete a individualidade e o estado de espírito de cada pessoa. Por ser uma manifestação original e divergente, a arte não segue padrões rígidos, e seu ensino deve respeitar essas características. Dessa forma, as aulas de arte devem incentivar a criatividade e a livre expressão dos alunos, proporcionando um ambiente que valorize tanto o processo quanto a experiência estética e cultural (Holzmann; Giovanonni; Maes, 1993).
Fonte: HOLZMANN, M.E.F.; GIOVANONNI, N.J.R.; MAES, P.F. Metodologia do ensino de arte na escola. [S.l]: EDUCAR, 1993.
Considerando o texto apresentando, analise as afirmativas a seguir:
I. A aula de arte deve ser sempre um padrão para o professor conseguir sempre se aprimorar.
II. A aula de arte deve valorizar a estética, os autores e obras e não o que os alunos querem saber sobre arte.
III. Aproximar a arte de uma experiência sinestésica é um bom caminho para formar o aluno pessoal e cognitivamente.
Arte e Musicalização Aplicadas à Educação
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.