📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – PED – Desenvolvimento Psicomotor na Infância – 54/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 54/2025

QUESTÃO 1
Durante a avaliação psicomotora, Enzo (8 anos) foi convidado a realizar uma sequência de atividades envolvendo coordenação motora ampla e fina, equilíbrio e noção espacial. Ao ser solicitado a pular com um pé só entre marcas no chão, apresentou dificuldades em manter o equilíbrio, frequentemente trocando de pé ou pisando fora dos limites marcados. Na tarefa de desenhar a figura humana, demonstrou esforço, mas esqueceu partes como o pescoço e as mãos, e representou os dedos de forma imprecisa ou ausente. Também teve dificuldade em recortar uma forma simples com a tesoura, mostrando movimentos pouco coordenados e cortes irregulares.

Elaborado pela professora, 2025.

Analisando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No que se refere a compreensão e organização do seu próprio corpo, sendo este entendimento a base da exploração e descobrimento de diversos modos de agir e mover-se no espaço, verifica-se que Enzo encontra-se com uma execução aquém do esperado para sua faixa etária.

PORQUE

II. Quando a criança é capaz de nomear determinada parte de seu corpo, isso indica que ela foi percebida conscientemente e internalizada, permitindo que a experiência seja expressa verbalmente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
Levin (2003 apud FALCÃO; BARRETO, 2009, p. 86) descreve que “[…] Dupré, neurologista francês que, em 1907, […] rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica, evidenciando o paralelismo psicomotor, ou seja, a associação estreita entre o desenvolvimento da psicomotricidade, inteligência e afetividade”.
Fonte: FALCÃO, H. T.; BARRETO, M, A. M. Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro: UFF, v. 2, n. 2, p. 84-96, ago. 2009.
Considerando os estudos de Dupré, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Dupré elabora um teste para avaliar a idade motora.
Alternativa 2 – Dupré realizou estudos sobre a motricidade e o caráter.
Alternativa 3 – Dupré defendeu a educação psicomotora para todas as faixas etárias.
Alternativa 4 – Dupré verificou que era necessário rever a avaliação psicomotora revendo o objetivo de ser restrita a mensuração.
Alternativa 5 – Dupré diferenciou a debilidade do corpo e a debilidade da mente, descrevendo a Síndrome da debilidade motora.

QUESTÃO 3
De acordo com Freitas (2008), um dos pontos essenciais na estruturação da personalidade da criança está relacionado a representação que ela faz de seu próprio corpo. Diante disso, a importância de que a criança desenvolva uma concepção do seu corpo já no início da sua vida, sendo fundamental neste processo o ensino da aprendizagem corporal, criando possibilidades para que ela perceba as várias partes do corpo, assimilando-as e compreendendo-as como pertencentes a um todo, elaborando seu esquema corporal.
Fonte: FREITAS, N. K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico conceituais. Ciências e Cognição. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 13, n. 3, p. 318-324. 2008.

Considerando o excerto acima, analise as afirmativas:

I. No estágio do espelho possibilita a criança ter uma representação de si, de modo integral e única; mas isto acontece de maneira gradual até ela entender que a imagem especular é do mesmo corpo que ela sente.
II. No processo de alfabetização o conceito funcional estrutural – esquema corporal não tem grande relevância, visto que a criança utilizará mais o conceito funcional global da coordenação motora fina.
III. O estágio de desenvolvimento sensório-motor, proposto por Piaget, assemelha-se a etapa de desenvolvimento do esquema corporal no qual, este, já se encontra organizado, com maior controle e comando do corpo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

Desenvolvimento Psicomotor na Infância

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!