📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
Descartes foi o pai da filosofia moderna ao exaltar a razão e excluir os sentimentos ou emoções da construção do conhecimento. Entretanto, o pesquisador Antônio Damásio, em suas pesquisas sobre neurociência, coloca a emoção a favor da construção do conhecimento e em nossas vidas, não sendo possível separar até onde chega a emoção humana.
Fonte: DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
A partir dessas considerações sobre o pensamento que alia a emoção, a razão, e a relação com a filosofia da educação na atualidade, analise as afrimativas a seguir:
I. Até hoje a subjetividade não entra nas pesquisas históricas, pois é inferior ao conhecimento.
II. O ser é visto de forma total ao pensar nos aspectos filosóficos, emocionais, biológicos, históricos, sociais, políticos e econômicos.
III. A subjetividade entra quando escolhemos a linha de abordagem do fenômeno a ser estudado, por exemplo.
IV. A escolha do grupo que iremos apresentar guia pelo sentimento novas possibilidades de objetos de estudo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Para quem atua na educação sempre se ouve falar sobre a Didática. Uma disciplina, um campo de saber, que se tornou essencial na vida dos educadores. Muitos de nós, em nossa formação, tivemos uma disciplina com este nome. Mas, o que ela representa?
O que conhecemos como didática já foi discutido ao longo da história e ganhou atenção especial no Século XVII. O pensador que se reporta como fundador do campo de conhecimento com especificidade no que considerava como a Arte de Ensinar, foi Comenius. Em sua obra “Didática Magna: Tratado da Arte de Ensinar Tudo a Todos”, ele vai buscar definir um comportamento necessário do educador para com o educando.
Nesta concepção de Comenius e na origem da concepção do que é a Didática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O professor deve se preocupar em tratar o aluno de forma generalizada. Além do controle disciplinar, da postura e dos castigos como uma condição vital para que a educação se dê da melhor forma, o aluno deve ser visto com uma extensão da vontade do professor.
Alternativa 2 – Um educador severo e com uma formação militar, ele acreditava que a disciplina rígida, de controle do corpo e submissão da vontade a razão era o fator de qualificação da educação e de sua eficiência. Educar é disciplinar o corpo e a mente, reproduzir gestos, gravar conteúdos através da repetição.
Alternativa 3 – Didática é comparada a uma arte por Comenius. Para ele, educar é moldar a mente do aluno e lhe ?talhar? a compreensão da realidade marcando profundamente sua vida. De certa forma, educar é uma arte do educador construída na relação do aluno obedecendo determinadas condutas.
Alternativa 4 – Didática é a condição de atuação do professor junto ao aluno, na prática o ambiente escolar. Hoje, esta definição está mais relacionada aos arquitetos. Se considera que a disposição dos alunos em relação ao espaço físico onde vai se ministrar a aula deve obedecer a critérios arquitetônicos orientados pela didática.
Alternativa 5 – Comenius, assim com Rousseau, valorizava a liberdade e não defendia critérios rígidos ou definitivos sobre a forma de relacionamento dos alunos. Um precursor das teses anarquistas, ela considerava que o aprendizado era mais eficiente na proporção que os alunos se sentiam livres para aprender o que desejassem, o que fosse de seu interesse.
QUESTÃO 3
O materialismo histórico e dialético influenciou a educação no Brasil. Hoje, o que denominamos de pedagogia histórico-crítica é uma expressão desta influência. Para esta linha teórica, a educação tem um papel fundamental diante dos problemas sociais.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre a pedagogia histórico-crítica e a influência do materialismo histórico na educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A educação deve ser uma reprodutora de conteúdos, não deve se levar para o ambiente educacional os debates sobre as questões sociais.
Alternativa 2 – Para este pensamento educacional, o professor tem papel secundário na formação dos alunos, e os meios técnicos da educação devem ser valorizados.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.