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Atividade 3 – PED – Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico – 54/2025

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ATIVIDADE 3 – PED – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – 54/2025

QUESTÃO 1

Na gestão escolar, a influência da Constituição de 1988 se reflete na necessidade de as escolas, sejam públicas ou privadas, seguirem as normas estabelecidas pelos sistemas municipal ou estadual de ensino. Para os gestores escolares, isso implica em garantir que todas as atividades e currículos estejam em conformidade com as diretrizes legais, assegurando a qualidade e a uniformidade da educação oferecida. Os gestores das escolas privadas, em particular, devem estar cientes das exigências de supervisão e autorização por parte do Estado, entendendo que a autonomia para oferecer ensino vem acompanhada de uma responsabilidade significativa em seguir as regulamentações. Isso requer uma gestão cuidadosa e atenta às normas educacionais, garantindo que a escola opere dentro dos padrões exigidos e ofereça uma educação que esteja em sintonia com as políticas públicas. Dessa forma, a gestão escolar pós-Constituição de 1988 não apenas se preocupa com a administração interna da instituição, mas também com a conformidade legal e a articulação com os órgãos de supervisão, assegurando que a educação oferecida esteja alinhada com os objetivos e valores definidos pela legislação brasileira.

​JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa em que artigo da Constituição Federal está presente a gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

Alternativas
Alternativa 1 – Art. 202
Alternativa 2 – Art. 203
Alternativa 3 – Art. 204
Alternativa 4 – Art. 205
Alternativa 5 – Art. 206

QUESTÃO 2
Leia a seguinte situação fictícia:

Conceição Albert foi indicada para ser gestora em uma nova escola no município de Rosanópolis, porém, devido à sua eficiência e pensando em acelerar o processo burocrático da escola, ela, de forma autoritária, produziu o Projeto Político-pedagógico da Escola Municipal Grande Saber. Entretanto, a diretora não convocou a comunidade escolar para que, juntos, pudessem criar o projeto que atendesse às demandas da localidade. Com o documento pronto, para que não houvesse intervenção do Conselho Escolar, ela engavetou o documento, fazendo com que outras pessoas não tivessem acesso a ele. Após o início do ano letivo, o Projeto Político-pedagógico não foi disponibilizado para a comunidade escolar, mas a escola apresentou resultados satisfatórios na avaliação externa, tendo, assim, o respaldo da Secretária de Educação.

Em relação ao Projeto Político-pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir:

I. A gestora não tem autonomia para elaboração e execução da proposta pedagógica, tendo em vista que o projeto precisa ser desenvolvido de forma coletiva.

II. O Projeto Político-pedagógico precisa ser um documento feito pelo gestor, considerando que a comunidade escolar não tem conhecimento técnico.

III. Não se impede o PPP de ser feito de forma unilateral, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais da cidade.

IV. O PPP exige o foco na formação do indivíduo, em que este se torne participativo, responsável, crítico e criativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 4
“O planejamento é um processo contínuo, ou seja, ele não fica restrito apenas à fase que antecede as ações, mas deve estar presente durante todos os momentos de execução do projeto: ‘planeja-se antes, durante e depois das ações, pois não é possível prever antecipadamente todas as condições de execução de planos, notadamente, das dinâmicas sociais, como é o caso da educação’ (LÜCK, 2009, p. 33). Assim, o planejamento deve ser utilizado no decorrer da implementação das ações, pois pode haver imprevistos ou novas situações naturais do processo educativo, que necessitam de um preparo prévio, para que novas decisões sejam tomadas, inclusive, para reorientar ações que estavam previstas”.

Fonte: JORGE, W. J. Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 143.

Considerando a importância do planejamento escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É por meio do planejamento escolar que as instituições de ensino conseguem elaborar estratégias e tomar decisões sobre o andamento da escola.

PORQUE

Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico

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