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Atividade 3 – PED – Literatura Infantil e Ludicidade – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – PED – LITERATURA INFANTIL E LUDICIDADE – 53/2025

QUESTÃO 1
A literatura infantil é uma ferramenta fundamental no processo de alfabetização e letramento, ao contribuir não somente para o desenvolvimento das habilidades técnicas da leitura e da escrita, mas também para a formação do pensamento crítico, da criatividade e da oralidade. Autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2014), Coelho (2000) e Freire (1989) demonstram como as narrativas infantis auxiliam as crianças a refletir sobre questões sociais, ampliar o vocabulário e compreender o funcionamento da linguagem escrita, transformando o ato de ler em uma experiência significativa.

​COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Ática, 2000.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

​FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguintes.

I. A literatura infantil, ao explorar estruturas narrativas com começo, meio e fim, contribui para o desenvolvimento da organização lógica do pensamento e da produção escrita das crianças.

II. O contato com textos literários, mesmo antes da alfabetização formal, pode ampliar o vocabulário e estimular habilidades de pré-leitura e pré-escrita, como a consciência fonológica.

III. A literatura infantil continua sendo relevante após o ciclo de alfabetização, ao contribuir para a ampliação do vocabulário, fluência leitora e formação crítica dos leitores.

IV. A escuta ativa de histórias favorece o desenvolvimento da oralidade, da argumentação e da capacidade de interpretação, sendo uma prática essencial para o letramento.

V. O uso do imaginário e do simbólico nas histórias infantis permite abordar questões complexas seguramente, promovendo empatia, reflexão e construção da consciência crítica.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – III e V, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

QUESTÃO 2
A literatura infantil constitui uma ferramenta lúdica essencial nos processos de ensino-aprendizagem desde os primeiros anos de vida. Sua origem remonta a adaptações de histórias tradicionais feitas por autores como Charles Perrault, no século XVII, que transformou contos populares em narrativas destinadas às crianças, marcadas por ensinamentos morais. Essa tradição foi continuada por outros autores europeus como os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e Lewis Carroll, cujas obras atravessaram séculos e continuam presentes na formação cultural de muitas gerações.

No Brasil, a literatura infantil teve início mais tardio, influenciada por livros portugueses e traduções europeias. Somente após a criação da Imprensa Régia em 1808, obras infantis passaram a circular com mais força no território nacional. Alberto Figueiredo Pimentel se destacou nesse cenário por adaptar contos europeus ao público infantil brasileiro, contribuindo com títulos como Contos da Carochinha.

Além disso, estudiosos como Coelho (2000) e Gregorin Filho (2009) defendem que a literatura infantil vai além do entretenimento: ela promove o desenvolvimento da imaginação, da linguagem, da consciência crítica e do vínculo afetivo com a leitura. Por isso, os livros devem ser escolhidos com base no estágio de desenvolvimento cognitivo do leitor, respeitando suas capacidades interpretativas e simbólicas.

Fonte: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Literatura infantil e ludicidade. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Considerando a situação apresentada​, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A literatura infantil é indicada apenas para crianças alfabetizadas, pois depende da decodificação da linguagem verbal.
Alternativa 2 – Charles Perrault foi o primeiro autor brasileiro a publicar contos infantis com temática folclórica.
Alternativa 3 – A literatura infantil contribui com a formação ética, afetiva e cognitiva da criança, desde que adequada ao seu estágio de desenvolvimento.
Alternativa 4 – Os Irmãos Grimm foram os criadores originais dos contos de fadas como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, sem influências anteriores.
Alternativa 5 – No Brasil, a literatura infantil surgiu antes da criação da Imprensa Régia, com autores exclusivamente nacionais.

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