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QUESTÃO 1
É preciso compreender a aritmética, para isso, pode iniciar compreendendo o seu significado, ela deriva da palavra grega arithmos, e significa número. É a parte da Matemática que lida com as operações numéricas como: adição, subtração, divisão e multiplicação.
Com isso, é importante compreender bem essas quatro operações matemáticas citadas, para ser possível resolver problemas Matemáticos. Para tanto, analise as afirmativas a seguir e assinale ao que se refere a aritmética e quais são seus objetivos:
I. Adição tem o objetivo de juntar e acrescentar. Exemplo: na casa da Aninha há 12 pés e um rabo. Quem pode viver com a Aninha?
II. Subtração tem o objetivo de tirar, comparar. Exemplo: Aristide tem 11 carrinhos e Mauro tem 18 carrinhos. Quem tem mais carrinhos?
III. Multiplicação pode ser comparada com a adição, combinatória. Já a divisão tem por objetivo repartir, ou seja, distribuir.
IV. As quatro operações são relevantes para uma organização pessoal e social, pois são muito utilizadas desde situações simples do cotidiano, como a soma dos valores dos produtos em uma compra, como de uma multiplicação do valor de uma transação financeira, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Contar não é apenas repetir uma sequência, mas associar cada elemento a um numeral (correspondência termo a termo), respeitando uma ordem estável. A criança que compreende isso entende que o último número dito representa a quantidade total de elementos, habilidade essencial para o domínio da estrutura numérica.
Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A criança compreende o número quando consegue recitar a sequência numérica até dez sem auxílio.
PORQUE
II. A correspondência entre elementos e numerais é fundamental para dar sentido à contagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
No estudo sobre medidas, é necessário haver a construção do conceito de área e perímetro nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, identifique a alternativa correta que conceitue área e perímetro respectivamente.
Alternativas
Alternativa 1 – Área é a medida da superfície de um triângulo reto e perímetro é o triplo da área.
Alternativa 2 – Área é a medida do contorno de uma figura plana e perímetro é a medida da superfície da figura.
Alternativa 3 – Área é a medida da superfície de uma figura e perímetro é a medida do contorno de uma figura plana.
Alternativa 4 – Área é a medida de uma superfície de forma quadrada, cujo lado mede 1m, e perímetro é o seu dobro.
Alternativa 5 – Área é a medida de uma superfície quadrada, cujo lado mede 1dm, e perímetro é a multiplicação dos lados.
QUESTÃO 4
No decorrer de seus estudos você pode perceber que a BNCC destaca as habilidades que expressam as aprendizagens essenciais que o aluno deve desenvolver em seus estudos. Em cada ano, há uma habilidade que deve ser trabalhada por meio do ensino das frações.
Elaborado pelo professor, 2024.
No que tange os estudos das frações na BNCC, é correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – O trabalho com frações do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Números? e o objeto de conhecimento vai variar ao passar de um ano para o outro;
Alternativa 2 – O trabalho com frações do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Álgebra? e o objeto de conhecimento vai variar ao passar de um ano para o Alternativa 3 – O trabalho com frações do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ocorre fora da unidade temática ?Números? e o objeto de conhecimento não vai variar ao passar de um ano para o outro;
Alternativa 4 – O trabalho com frações do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Números não inteiros? e o objeto de conhecimento vai variar a cada 2 anos;
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