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QUESTÃO 1
A justificativa em uma pesquisa científica deve enfatizar a importância e relevância do tema em estudo, explicando as razões que validam a condução de uma pesquisa sobre a problemática abordada.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a elaboração de uma justificativa de pesquisa, analise as afirmativas a seguir:
I. Na justificativa, é importante tratar apenas de aspectos práticos, não sendo necessário considerar motivos de caráter pessoal ou acadêmico.
II. A justificativa deve apontar a relevância da pesquisa para a intervenção na sociedade, mesmo que em um grupo pequeno e pontual.
III. Ao abordar os motivos de ordem pessoal na justificativa, o pesquisador deve vincular sua escolha de tema com a sua trajetória como estudante ou profissional.
IV. É crucial que a justificativa apresente a importância da pesquisa e sua pertinência, levando em consideração os estudos já realizados sobre o tema.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O conceito de propriedade intelectual, pertencente ao sub-ramo do direito intelectual, refere-se à proteção legal concedida às invenções originadas da mente humana, permitindo seu registro e subsequente comercialização.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a propriedade intelectual e propriedade industrial no sistema jurídico brasileiro, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Todas as formas de registro de propriedade intelectual são denominadas “patentes”.
Alternativa 2 – A propriedade intelectual não possui prazo de validade, semelhante à propriedade de imóveis.
Alternativa 3 – A Lei da Propriedade Industrial (LPI) não define os tipos de invenções que podem ou não ser registradas.
Alternativa 4 – O direito autoral e a autoria são a mesma coisa, pois ambos representam o reconhecimento técnico de quem realizou a invenção.
Alternativa 5 – A autoria é o reconhecimento técnico de quem fez a invenção, enquanto o direito autoral é a prerrogativa de explorar comercialmente uma propriedade intelectual.
QUESTÃO 3
A psicóloga Carol Dweck, introduziu o conceito de mindset para explicar as diferentes maneiras como as pessoas encaram desafios, erros e o processo de aprendizagem. Segundo a autora, indivíduos com mindset fixo tendem a acreditar que suas habilidades são inatas e imutáveis, enquanto aqueles com mindset de crescimento consideram que podem desenvolver competências por meio do esforço, da dedicação e do aprendizado com os erros.
Fonte: RIBEIRO, E. W.; SUHR, I. R. F.; MITTMANN, J.; SILVA, P. G. da; DAROS, T. M. V. Produção do conhecimento científico, tecnológico e disrupção. Indaial: Arqué, 2023.
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta um comportamento compatível com o mindset de crescimento:
Alternativas
Alternativa 1 – Evitar tarefas difíceis por medo de errar, já que o erro indica incapacidade pessoal.
Alternativa 2 – Valorizar apenas o resultado final de uma tarefa, sem considerar o processo de aprendizagem envolvido.
Alternativa 3 – Encarar os desafios como oportunidades para aprender, mesmo que exijam esforço e gerem falhas no início.
Alternativa 4 – Acreditar que, ao falhar uma vez, não vale a pena tentar novamente, pois o fracasso é um sinal de limitação definitiva.
Alternativa 5 – Julgar que o desempenho em determinada área depende exclusivamente do talento natural, e não de esforço ou treino.
QUESTÃO 4
“O novo modo de produção do conhecimento e suas implicações sociais encontram terreno fértil de desenvolvimento. A democratização da sociedade demanda maior responsabilidade social do conhecimento que tem crescido e se diversificado para além dos laboratórios das universidades. A diversificação dos lugares com competência em pesquisa permite a interação entre as tecnologias de informação e comunicação com universidades, governo, empresas, ONGs e diferentes países, possibilitando a realização de pesquisas em rede, em tempo real. Sobre essa questão, Bunge (2008) afirma que os fluxos de informação formam parte de todas as relações sociais que mantêm e transformam as sociedades e essas relações não são somente culturais, mas também biológicas, econômicas e políticas. Para ser transformada em conhecimento, a informação deve ser entendida e avaliada através da busca de dados fidedignos que confirmem ou desmintam, é a avaliação à luz do maior conhecimento possível”.
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