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Atividade 3 – PSICO – Farmacologia Aplicada à Psicopedagogia – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – PSICO – FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA – 53/2025

QUESTÃO 1
Na administração de um fármaco, a ação e a respectiva resposta farmacológica do organismo se darão a partir da ligação das moléculas do fármaco com locais específicos da célula ou tecido-alvo. Esses locais chamam-se alvos primários.

Fonte: PELOI, K. E. Farmacologia aplicada à psicopedagogia. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre os alvos primários, analise as afirmativas a seguir:

I. Canais iônicos: são proteínas que catalisam, ou seja, desencadeiam mais rapidamente as reações químicas nas quais estão envolvidas.

II. Moléculas transportadoras: também são conhecidas como proteínas transportadoras. Em geral, são hidrofílicas e realizam transporte por meio das membranas celulares.

III. Enzimas: são proteínas localizadas na membrana, que servem como canais, controlando a permeabilidade ou não a íons pela ação direta ou indireta do fármaco.

IV. Receptores: correspondem ao local em que o fármaco se liga e inicia a resposta.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.

QUESTÃO 2

O Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, bastante conhecido apenas pela sigla TDAH, pode ser definido como um transtorno que se caracteriza por desatenção, impulsividade e inquietação. Está diretamente relacionado com problemas de comportamento, queda na produtividade escolar e dificuldade de adaptação.

Fonte: SADOCK, B. J. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O transtorno pode ser tratado com medicamentos conhecidos como antipsicóticos. Estes estabilizam o humor do indivíduo e são disponibilizados em diferentes formas farmacêutica.

PORQUE

II. Seu mecanismo de ação baseia-se no aumento do neurotransmissor gabaérgico em áreas como hipocampo. Dessa forma, melhora o aprendizado e a cognição dos pacientes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
A teoria científica atual defende que no TDAH existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal (pré-frontal, frontal motora, giro cíngulo); regiões subcorticais (estriado, tálamo médiodorsal) e a região límbica cerebral (núcleo acumbens, amígdala e hipocampo). O TDAH apresenta-se com uma alta prevalência em jovens adultos e adolescentes, e como consequência um grande comprometimento na qualidade de vida dos mesmos.

WHALEN, K; PANAVELIL, T, A; FINKEL, R. Farmacologia Ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

​Considerando o contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. ​O dimesilato de lisdexanfetamina (LDX) é um pró-fármaco utilizado no tratamento de crianças, adolescentes e adultos.

PORQUE

II. Principalmente em crianças apresenta-se como primeira escolha em indivíduos com crises sem grandes sinais e sintomas.

A respeito das asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 4
As substâncias que atuam estimulando a atividade do SNC são chamadas de estimulantes ou psicoestimulantes. Apresentam efeito no comportamento, promovendo desde excitação, euforia até aumento da atividade motora.

PELOI, K. E. Farmacologia Aplicada à Psicopedagogia. Maringá: UniCesumar, 2021.

Em relação aos psicoestimulantes, analise as afirmativas a seguir:

I. Os psicoestimulantes agem no SNC pelas vias de dopamina e norepinefrina, que modulam a função cognitiva no lobo pré-frontal.

II. Não é necessário o acompanhamento da criança por um adulto para administração do psicoestimulante.

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