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Atividade 3 – PSICO – Transtornos de Aprendizagem e Prática Psicopedagógica – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – PSICO – TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 53/2025

QUESTÃO 1

A atuação psicopedagógica frente às dificuldades e transtornos de aprendizagem requer uma compreensão ampliada do sujeito, que ultrapassa explicações isoladas de uma única área do saber. Nesse sentido, a integração entre diferentes campos – como a psicologia, pedagogia, neurologia e fonoaudiologia – é essencial para uma prática interdisciplinar mais eficaz. Contudo, ainda existem muitas interpretações equivocadas sobre o papel das abordagens teóricas e do trabalho conjunto entre profissionais.

​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base na perspectiva teórica e abordagens interdisciplinares, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A psicopedagogia deve adotar exclusivamente uma abordagem teórica psicológica, pois os fatores emocionais são as únicas causas dos transtornos de aprendizagem.

PORQUE

II. É uma área autossuficiente e a psicopedagogia não depende de outras disciplinas e rejeita a integração com práticas interdisciplinares.

​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2

Em contextos escolares inclusivos, a atuação psicopedagógica institucional é fundamental para garantir estratégias coletivas para desenvolver um trabalho mais efetivo com os alunos que apresentam transtornos de aprendizagem. Diferentemente da atuação clínica, que foca no sujeito e em sua individualidade, a intervenção institucional busca transformar práticas pedagógicas, fortalecer a cultura de acolhimento e promover mudanças no ambiente escolar como um todo.

POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando a proposta de intervenção psicopedagógica institucional nos transtornos de aprendizagem, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A intervenção psicopedagógica institucional visa promover a reflexão coletiva da equipe escolar e a construção de estratégias pedagógicas inclusivas frente às dificuldades e transtornos de aprendizagem.

PORQUE

II. O TDAH, a dislexia e a discalculia são transtornos específicos de aprendizagem com origem exclusivamente emocional, sendo tratados apenas com acompanhamento clínico individual.

​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3

Miguel, aluno do 2º ano do ensino fundamental, apresenta dificuldades frequentes de atenção e de acompanhamento das atividades escolares. A professora observou que ele raramente entrega as tarefas de casa e demonstra resistência à leitura e à escrita. Diante disso, a escola entrou em contato com a família para agendar uma reunião, mas os responsáveis demonstraram desinteresse e atribuíram as dificuldades do aluno exclusivamente à sua “preguiça”. Após insistência da equipe pedagógica, foi possível iniciar um processo de acompanhamento psicopedagógico. Durante esse processo, notou-se que a ausência de diálogo e parceria entre a família e a escola estava comprometendo diretamente o progresso do aluno.

​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025

Com base no estudo de caso acima, e as proposta de colaboração família-escola, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Aplicar atividades rigorosas ao aluno para forçá-lo a ter mais disciplina e interesse nas atividades escolares.
Alternativa 2 – Encaminhar o aluno imediatamente a um psicólogo escolar, sem necessidade de envolver a família no processo.

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