📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – Recreação Lazer – 52/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – RECREAÇÃO E LAZER – 52/2025

QUESTÃO 1
A recreação ou atividades de lazer tem um alto componente lúdico que está associado “à improvisação livre e fantasias sem controle”. Essa concepção de lúdico, associada ao termo paedia, refere-se a atividades livres, sem obrigatoriedade, num tempo e espaço específicos, sem expectativa ou previsão de resultados, a não ser a própria satisfação associada à sua prática, improdutiva, mas associadas e fundamentadas em determinadas regras. Dessa forma, quando imaginamos um recreador, muito comumente imaginamos alguém capaz de “mediar fantasias” atraves de um simples comando.

GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: UniCesumar, 2016.

Ao entrar no curso de Educação Física, Juliana cursou diversas disciplinas, mas esteve sempre muita ansiosa e curiosa para o que a matéria de Recreação e Lazer reservava de conhecimento para sua atuação profissional. Ao ler o livro didático, ficou encantada os conceitos apresentados por Marcellino.

Tendo como base o texto anterior, analise as asserções a seguir.

I. A relação que é estabelecida entre a sociedade e o lazer ocorre de forma dialética, isto é, a própria sociedade que o gerou influencia o seu desenvolvimento.

PORQUE

II. Para o autor, o lazer pode apresentar três conceitos diversos, que são situados historicamente, mesmo que sejam transitórios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 2
A compreensão de educação deve transcender a visão limitada de que ela ocorre apenas de maneira formal, em instituições concebidas para este fim. Compreendemos a educação, assim como cultura em seu sentido mais amplo. Quando o lúdico entra nos debates, há uma riqueza enorme nas discussões, mas também o aumento do risco das más compreensões, principalmente no que diz respeito à instrumentalização do lúdico no campo educacional.

O lazer está intimamente ligado à educação, ora ele atua como veículo da educação, ora como objeto da educação. Isto é denominado na teoria do lazer de duplo processo educativo do lazer.

GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: Unicesumar, 2016.

Assim, com base nestas informações analise as asserções abaixo:

I. O lazer como veículo de educação leva em conta sua potencialidade de desenvolvimento pessoal e social nos indivíduos. Neste sentido, Marcellino (2000, p. 50-51) considera que o lazer cumpre objetivos consumatórios e instrumentais.

Porque

II. Esse objetivo está ligado ao relaxamento, à contemplação e ao prazer que tais práticas propiciam. Pode parecer um “nada fazer”, mas, ao contrário, carrega um imenso potencial de descoberta, tanto pessoal, quanto do mundo à nossa volta. Já o outro objetivo está associado à realidade concreta e sua compreensão. Há um desenvolvimento pessoal e social envolvido nestas práticas. A sensibilidade, em vários aspectos, é estimulada pelas atividades recreativas, tanto no crescimento das questões mais intrínsecas de crescimento intelectual, físico, estético etc. quanto nas oportunidades para conhecer pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
Devido às características que tradicionalmente são lhe atribuídas, tais como improdutividade, liberdade e prazer, o lazer foi circunscrito ao chamado “tempo livre”, passando a ser assimilado como contraponto do trabalho. No decurso de todo o século XX, esses postulados influenciaram os conhecimentos sobre o lazer difundidos nas sociedades ocidentais, permanecendo vigentes até mesmo nos dias atuais.

GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 1, n. 1, p. 3–20, 2014.

Sobre as concepções da trajetória histórica do lazer, leia as afirmações a seguir:

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!