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Atividade 3 – TAUT – Processos Avaliativos na Educação Especial – 54/2025

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ATIVIDADE 3 – TAUT – PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54/2025

QUESTÃO 1
Souza (2023) aborda o papel do professor no processo de inclusão escolar. Ela destaca que, mais do que adaptar conteúdos, é essencial transformar atitudes e práticas pedagógicas para atender às singularidades dos estudantes. A valorização da diversidade e o respeito às diferentes formas de aprender devem nortear a atuação do professor em contextos inclusivos.

​​Fonte: SOUZA, Elaine Fernanda Dornelas de. Processos avaliativos na educação especial. Indaial: Arqué, 2023.

Com base na leitura do texto de Souza (2023), assinale a alternativa correta que apresenta uma característica fundamental do papel do professor na perspectiva da Educação Inclusiva:

Alternativas
Alternativa 1 – A atuação do professor deve priorizar exclusivamente o currículo adaptado para os alunos com deficiência.
Alternativa 2 – O principal papel do professor é garantir que todos os alunos realizem as mesmas atividades, independentemente de suas necessidades.
Alternativa 3 – O atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) deve substituir as aulas regulares sempre que o aluno apresentar dificuldades de aprendizagem.
Alternativa 4 – O professor da Educação Especial deve liderar o ensino em sala comum, substituindo o professor regente nas aulas com alunos público-alvo da educação especial.
Alternativa 5 – O professor deve organizar situações de aprendizagem que considerem as diferenças e potencialidades dos alunos, promovendo inclusão com práticas pedagógicas diferenciadas.

QUESTÃO 2
Existe um documento que pautou o início do movimento da escola inclusiva nos anos 90 em todo mundo. Esse documento trazia a educação inclusiva como a possibilidade de reforçar a ideia de educação para todos, como se, até então, alunos com deficiência ou com outras necessidades educacionais especiais não frequentassem a escola.

Fonte: adaptado de: BREITENBACH, F. V.; HONNEF, C.; COSTAS, F. A. T. Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, p. 359-379, 2016. Disponível em: encurtador.com.br/cBRW8. Acesso em: 30 mar. 2023.

​Considerando o texto apresentado, assinale a opção que corresponde ao documento que estabeleceu o início do movimento da escola inclusiva.

Alternativas
Alternativa 1 – Declaração de Salamanca.
Alternativa 2 – Conferência mundial da educação espacial.
Alternativa 3 – Conferência brasileira da educação espacial.
Alternativa 4 – Lei de diretrizes e bases da educação nacional 4.024/61.
Alternativa 5 – Lei de diretrizes e bases da educação nacional 9.394/96.

QUESTÃO 3
A Síndrome de Asperger, uma condição inserida no espectro do autismo, é caracterizada por dificuldades marcantes nas habilidades sociais e por comportamentos ou interesses restritos e incomuns. As pessoas com essa síndrome geralmente apresentam desenvolvimento típico da linguagem, mas enfrentam desafios significativos em aspectos como a interpretação de piadas, o entendimento de linguagem não verbal e a capacidade de interagir socialmente de forma eficaz.

Elaborado, pela professora, 2024.

I. As dificuldades de interação social e a tendência a falar literalmente em indivíduos com Síndrome de Asperger são frequentemente associadas a anormalidades cerebrais específicas, que afetam a compreensão das nuances da comunicação e das interações sociais.

PORQUE

II. Estudos indicam que a Síndrome de Asperger não está relacionada a fatores sociais, privação emocional, ou ao estilo de educação dos pais, mas sim a anormalidades neurológicas que afetam a estrutura e o funcionamento de certas regiões do cérebro.

A respeito das asserções é correto o que se afirma em: ​

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 4
Na quinta revisão, DSM-5 de 2014, o termo “Retardo mental” é substituído por “Defciência Intelectual” e enquadra-se dentro dos “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, que têm como características déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízo no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional, manifestando-se antes da idade escolar (Kassar; Leijoto, 2017).

Processos Avaliativos na Educação Especial

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