📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 1 – Semana de Conhecimentos Gerais – 51/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 39,90.O preço atual é: R$ 34,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE DE ESTUDO – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 51/2025

QUESTÃO 1

Diversos estudos que investigam fenômenos relacionados à adaptação do estudante e sua saúde mental destacam a necessidade de realização de pesquisas e intervenções com a população universitária. Isso porque a transição para a vida acadêmica parece ser uma experiência potencialmente estressora para jovens estudantes, o que pode influenciar no modo como eles aproveitarão as oportunidades oferecidas pela universidade, tanto com relação à formação profissional quanto ao desenvolvimento psicossocial.

Fonte: SAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 25, p. e224238, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZF….

Com base no trecho apresentado, no que melhor representa uma possível consequência da transição para a vida acadêmica, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1 – Maior adaptação dos estudantes ao ambiente universitário sem impactos emocionais.
Alternativa 2 – Redução do nível de estresse e ansiedade devido à flexibilidade acadêmica.
Alternativa 3 – Influência negativa na saúde mental dos estudantes, podendo afetar seu desempenho e adaptação.
Alternativa 4 – Melhoria automática no bem-estar dos estudantes devido às novas oportunidades oferecidas.
Alternativa 5 – Adoção espontânea de estratégias eficazes para lidar com os desafios da vida universitária.

QUESTÃO 2

A inteligência emocional é essencial para que as pessoas mantenham o equilíbrio pessoal diante de situações adversas, permitindo-lhes enfrentar desafios e alcançar resultados positivos. As habilidades que compõem a inteligência emocional podem ser continuamente desenvolvidas ao longo da vida, com base nas experiências adquiridas.

Fonte: BETINELLI, Edileusa Bruns et. al. Habilidades sociais educativas: um estudo sobre a inteligência emocional na educação superior. RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental, Miami, v. 19, n.1, p. 1-19, 2025.

Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir e depois assinale a alternativa que melhor corresponde à relação entre elas.

I. No campo das habilidades sociais educativas, a inteligência emocional destaca-se como essencial para o desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais dos docentes e alunos, fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal.

PORQUE

II. A Inteligência Emocional é o resultado de habilidades básicas de aprendizagem no contexto educacional.

Alternativas

Alternativa 1 – As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 3

TEXTO 1

Os estudos analisados numa scoping review evidenciam taxas altas de sofrimento mental entre estudantes de graduação. Em vários países, houve predominância de maior vulnerabilidade para o sexo feminino e baixa procura dos graduandos por ajuda profissional. As taxas variaram de acordo com os contextos econômicos, políticos e socioculturais de cada país.

Estudantes universitários estão sujeitos ao sofrimento psíquico por diversos fatores: pessoais, emocionais, pedagógicos, financeiros, políticos e psicossociais, destacando-se também o isolamento durante a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto. Como fatores de proteção ao sofrimento psíquico, os mais apontados nos estudos foram o apoio familiar e a religiosidade. As manifestações clínicas variaram de ansiedade leve a depressão e suicídio.

TEXTO 2

Apesar de a maioria dos estudos concluir que há necessidade de identificar os sintomas de sofrimento psíquico e investir em programas de prevenção e qualidade de vida para os universitários, poucos estudos evidenciaram a existência de serviços de cuidado em saúde mental para seus estudantes e sua procura.

Aponta-se, a necessidade de atenção aos estudantes da graduação que apresentem fatores preditivos para o sofrimento psíquico, e que a comunidade universitária viabilize estratégias cotidianas para o enfrentamento de dificuldades inerentes ao processo de formação no ensino superior, minimizando os impactos sociais, emocionais e psíquicos.

Fonte: FARIA, E. L. et al. Vivências cotidianas na graduação e o impacto na saúde mental de estudantes: scoping review. [s. l.], 2023. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.ph…. Acesso em: 25 fev. 2025.

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!