📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

MAPA – ADM – Abordagens Inovadoras em Administração – 54/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 59,90.O preço atual é: R$ 54,90.

Métodos de Pagamento:

MAPA – ADM – ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO – 54/2025

Para iniciarmos, leia atentamente o trecho a seguir:

Quando uma organização deseja inovar em seus produtos ou serviços, muitas vezes não é necessário criar algo totalmente novo, mas sim repensar, modificar ou combinar elementos já existentes. Para isso, a ferramenta SCAMPER pode ser utilizada como estímulo à criatividade. SCAMPER é um acrônimo que representa sete técnicas para explorar melhorias em um produto: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar e Reorganizar. Essa abordagem permite que gestores e equipes repensem soluções já conhecidas, identifiquem novas utilidades e proponham inovações capazes de agregar valor para os clientes.

Fonte: MIYATAKE, A. K.; IBA, F. L. Abordagens inovadoras em administração. Maringá: Unicesumar, 2021.

Estudo de caso

Considere como base de análise uma garrafa plástica reutilizável (squeeze), um produto bastante comum no dia a dia das pessoas, utilizado para transportar água ou outras bebidas. Ainda que seu uso pareça óbvio, diferentes grupos de pessoas podem empregar o produto de formas variadas, dependendo de suas necessidades (academia, escritório, escola, esportes ao ar livre, viagens etc.).

Para realizar a atividade, siga o passo a passo:

a) Escolha três pessoas (não podem ser esportistas profissionais) que utilizam o produto citado. Pergunte como usam a garrafa plástica em sua rotina. Anote e descreva os usos relatados.

b) Aplique as sete técnicas do SCAMPER ao produto analisado, gerando ideias de inovação (por exemplo: substituir o material, combinar com outro acessório, adaptar para diferentes públicos etc.).

c) Das ideias geradas, escolha duas que considere mais viáveis para aplicação no mercado e justifique sua escolha.

d) Compare as duas ideias escolhidas com um produto concorrente ou substituto, explicando as diferenças e vantagens competitivas.

e) Elabore uma proposta de campanha publicitária ou experiência de consumo que evidencie os benefícios das inovações apresentadas.

f) Sugira uma estratégia para aumentar a atratividade do produto e gerar novas vendas, considerando o perfil dos clientes.

Abordagens Inovadoras em Administração

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!