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Atividade: Teoria Motivacional – Teoria de Maslow.
Para que se possa entender a forma como o consumidor se comporta, durante o seu processo de decisão e compra, utilizamos de diversas teorias que auxiliam no entendimento das ações e decisões do público das organizações no mercado quanto a escolha do produto e/ou serviço que irão adquirir. A necessidade e desejo de compra depende daquilo que o consumidor está procurando, mas é preciso compreender também que, existem produtos e serviços que sempre serão procurados, por serem imprescindíveis para suas necessidades básicas, e aqueles que serão comprados apenas para satisfazer seus desejos de consumo.
Segundo site Negócios SC (online, 2025), é preciso compreender as prioridades de consumo dos públicos e o que pode impedi-los de comprar algo, tendo os consumidores como intenção de consumo, com base em dados de 2024 os seguintes itens:
“[…] 46% dos consumidores desistiram de comprar algo para pagar as dívidas; mas metade dos brasileiros creem que a situação financeira vai melhorar; boa parcela do público está esperando uma boa oportunidade para a compra; roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos têm a maior demanda reprimida”. Perceba-se que os consumidores dão prioridade a compra de produtos voltados a sua necessidade básica, como roupas, por exemplo, ou no pagamento de dívidas que podem envolver contas relacionadas a tais necessidades, como água e luz.
Você pode acessar mais informações pelo link: https://www.negociossc.com.br/blog/ve…
E, que tal analisarmos mais um exemplo, prático, e que envolve essas informações.
Dentro da Hierarquia da Pirâmide de Maslow escolas de ensino particular estão no topo da pirâmide, fazendo parte da Necessidades de Autorrealização ou Crescimento, sendo essa uma necessidade que não é considerada básica, e que só será suprida após todas as outras serem atendidas.
Fonte: FRANCISCO, Claudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá – PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2024. p.57
E, apesar de não ser uma necessidade que está na base da pirâmide, está em constante crescimento, conforme informações apresentadas a seguir:
“As instituições de ensino privadas no Brasil continuam a crescer em número de matrículas após a pandemia, atingindo um total de 9.517.832 alunos em 2024. Esse número representa 9,6% do total de estudantes na educação básica. De acordo com o Censo Escolar de 2024, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) […], a rede pública enfrentou uma redução de 2,1 milhões de alunos na última década, enquanto as escolas privadas registraram um aumento de 460 mil matrículas. O total de alunos na educação básica no Brasil é de 47.088.922, apresentando uma leve diminuição de 0,46% em comparação a 2023. O ensino fundamental é a etapa com o maior número de matrículas, contabilizando 26.002.356 alunos, a maioria deles matriculados em instituições públicas” (JOVEM PAN, online, 2025).
Os dados representam uma alteração no comportamento do consumidor, e que, deve ser seguida pelo segmento. Porém, é preciso compreender o porque tal necessidade está sendo procurada, em ser atendida, pelos consumidores, pelas organizações.
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pro…
Você consegue acessar mais informações sobre esse assunto acessando o link: https://jovempan.com.br/noticias/bras…
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar a forma como o Processo de Decisão de Compra ocorre, com base na Teoria Motivacional. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender a Teoria Motivacional, tendo como foco a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow, que compreende as principais necessidades dos consumidores. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II, quando se discute a Teoria Motivacional.
Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas explicando as principais necessidades dos consumidores, determinadas a seguir, sendo essas: (1) Fisiológicas, (2) Segurança, (3) Social, (4) Estima, (5) Necessidades de Autorrealização ou Crescimento.
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