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1.1. Objetivo geral e específicos da atividade
Investigar as propriedades químicas de diferentes amostras de solo (real ou simulado) com base nos princípios da química analítica agrícola, avaliando sua qualidade e adequação para o cultivo, e relacionando os resultados com práticas sustentáveis no agronegócio.
·Determinar parâmetros como pH, presença de íons principais, salinidade e matéria orgânica.
·Relacionar os resultados obtidos com a fertilidade do solo.
·Identificar possíveis correções ou intervenções necessárias.
·Desenvolver habilidades de coleta de dados, interpretação e redação científica.
2. METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Os materiais a serem utilizados são:
-Amostras de solo de diferentes áreas (horta, jardim, área urbana, etc.)
-Solução indicadora de pH: repolho roxo
-Água destilada
-Filtro de papel ou coador
-Recipientes de vidro ou plástico (copos transparentes)
-Colher ou espátula
-Vinagre, bicarbonato de sódio
Para avaliação do pH a partir do indicativo de cor pelo extrato de repolho, utilize os seguintes materiais:
-Folhas de repolho roxo (cerca de 3 a 4 folhas)
-Água filtrada (aproximadamente 250 mL)
-Panela ou recipiente para aquecer
-Filtro de papel, peneira ou pano limpo
Para o preparo do indicador natural de repolho roxo, siga as seguintes etapas:
1.Corte as folhas do repolho em pedaços pequenos.
2.Coloque os pedaços em uma panela e adicione água suficiente para cobri-los.
3.Aqueça até ferver por cerca de 5 a 10 minutos, até que a água fique com uma cor roxa intensa.
4.Desligue o fogo e deixe esfriar.
5.Coe a solução para retirar os pedaços de folha, ficando apenas o líquido roxo: este é o seu indicador de pH natural.
As atividades experimentais propostas para determinação do pH, acidez e presença de sais são:
1.Coleta e preparação das amostras: Coletar solo de pelo menos 2 locais distintos e anotar local, características físicas e uso anterior do solo.
2.Preparação dos extratos do solo: Misturar solo com água destilada (relação 1:2), agitar e filtrar.
3.Análise do pH: Em um recipiente transparente, coloque uma pequena quantidade da amostra líquida a ser testada (≈ 1 colher de chá de extrato de solo). Adicione algumas gotas do indicador de repolho roxo e observe a mudança de cor que ocorre. Siga a Figura 01 para interpretação das cores e pH.
4.Teste qualitativo de íons: Adicione cerca de 10-15 mL (≈ 1 colher de sopa) de vinagre (ácido) em uma pequena quantidade da amostra seca a ser testada (≈ 1 colher de chá de solo) e observe efervescência (indicando carbonatos). Em outra amostra, adicione 1 colher de chá de bicarbonato, 2 colheres de sopa de água e uma pequena quantidade da amostra seca a ser testada (≈ 1 colher de chá de solo) e observe efervescência (reação ácido-base indicando acidez).
5.Teste de matéria orgânica (qualitativo): Observações sensoriais como cor, cheiro, textura e presença de matéria orgânica aparente (fragmentos vegetais).
3. RELATÓRIO
Com base nas análises realizadas nas amostras de solo coletadas, prepare individualmente um relatório técnico (Tabela 01) que responda à pergunta: o que é possível inferir sobre a fertilidade, acidez, presença de sais ou matéria orgânica desses solos? Relacione seus resultados com os princípios da química analítica agrícola e proponha, com base em fontes confiáveis, ao menos duas medidas de correção ou manejo sustentável que poderiam melhorar a qualidade do solo analisado.
Tabela 01. Itens obrigatórios na elaboração do relatório técnico.
Introdução Conceito de química analítica agrícola e sua importância no diagnóstico de solos
Objetivos Geral e específicos da atividade
Materiais e Métodos Descrição detalhada do procedimento experimental
Resultados Tabelas com observações, cores, reações, medidas de pH
Discussão Interpretação dos resultados: relação pH–fertilidade, presença de íons
Conclusão Avaliação final da qualidade dos solos e propostas de correção ou manejo
Referências Fontes teóricas utilizadas dentro das normas ABNT
Anexos Fotos do experimento, mapas de localização
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