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MAPA – Algoritmos e Lógica de Programação I – 52/2025

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MAPA – ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I – 52/2025

(1) PRIMEIRA ETAPA: Introdução a Algoritmos de Ordenação

Os algoritmos de ordenação representam um papel fundamental na computação, e expressá-los em pseudocódigo oferece uma vantagem crucial. O pseudocódigo, por sua natureza simplificada e independente de linguagem, permite uma compreensão universal e acessível desses algoritmos. Essa abstração facilita o ensino, a análise e a implementação prática em diferentes contextos. Além disso, ao escrever algoritmos de ordenação em pseudocódigo, os desenvolvedores podem focar na lógica e na eficiência do algoritmo, sem as complexidades específicas de uma linguagem de programação. Isso promove uma compreensão mais profunda e uma adaptação mais fácil a diferentes ambientes de desenvolvimento, ressaltando a importância desses algoritmos como blocos essenciais na construção de sistemas eficazes e escaláveis.

(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema

Observe, abaixo, o pseudocódigo que descreve o algoritmo de ordenação conhecido como BUBBLESORT:
Linha Código
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22 Algoritmo ordena
Var
num: Vetor[1..5] de inteiro
i, j, aux: inteiro
Início
Para i de 1 até 5 passo 1 faça
Escreva(“Informe um número:”)
Leia(num[i])
Fim_para
Para i de 1 até 4 passo 1 faça
Para j de i+1 até 5 faça
Se (num[i] num[j]) então
aux – num[i]
num[i] – num[j]
num[j] – aux
Fim_se
Fim_para
Fim_para
Para i de 1 até 5 passo 1 faça
Escreva(num[i], ” “)
Fim_para
Fim
Fonte: LEAL, Gislaine Camila Lapasini, OLIVEIRA, Pietro Martins de. Algoritmos e Lógica de Programação I. Maringá: Unicesumar, 2020. [Unidade 4, pg 144-150]

O problema consiste em compreender corretamente o algoritmo acima e responder aos seguintes itens:

A) Considere um vetor com os seguintes elementos: [11, 3, 8, 1, 15]. Da forma como foi apresentado, ao final, o algoritmo irá imprimir, na tela, algo como: “1 3 8 11 15”. Assim sendo, reescreva a linha de código 20, para que o algoritmo imprima, na tela, não só o conteúdo do vetor ordenado, mas também a posição de cada elemento, entre colchetes, para cada elemento respectivo, da seguinte forma: “[1]=1 [2]=3 [3]=8 [4]=11 [5]=15”.

B) Qual linha de código deveria ser reescrita, e como deveria ser reescrita, para que o algoritmo realize uma ordenação “não-crescente”?

C) Quais linhas de código deveriam ser reescritas, e como deveriam ser reescritas, para que o algoritmo realize a ordenação em um arranjo de tamanho 100? Indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.

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