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Uma marca é um ativo estratégico que representa os valores e a visão da empresa. Ela é a síntese de tudo o que a organização deseja comunicar ao público, refletindo a missão, os valores e a proposta de valor.
CONSOLO, C. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.
Fonte: https://www.goupdigital.com.br/blog/o…. Acesso em: Maio, 2025.
Você foi contratado como designer e estrategista de branding por um pequeno negócio local que pretende lançar uma nova marca de produtos sustentáveis voltados ao bem-estar e autocuidado, como sabonetes artesanais, velas aromáticas, óleos essenciais e sprays de ambiente. O público-alvo são consumidores entre 25 e 45 anos, conscientes, urbanos, preocupados com saúde mental, meio ambiente e estética.
Seu desafio é criar e desenvolver toda a base estratégica e visual dessa nova marca, garantindo que ela se comunique de forma autêntica e coerente com seu público-alvo.
Para a criação e desenvolvimento da base estratégica e visual da nova marca você deve realizar as seguintes etapas:
Etapa 1: Pesquisa visual preliminar.
Elabore dois painéis semânticos. O primeiro deve registrar o público definido no briefing e o segundo painel deve registrar os concorrentes e similares da marca.
Etapa 2: Definição Estratégica da Marca.
Nome da marca (crie um nome original e memorável). Para isso deve responder às seguintes questões:
Missão: o que a marca faz?
Visão: onde ela pretende chegar?
Valores: o que a marca defende?
Propósito: por que essa marca existe?
Etapa 3: Desenvolvimento da Identidade Visual
Crie e descreva os seguintes elementos:
Logotipo
O aluno deve apresentar uma proposta de logotipo alinhado ao briefing, além disso deve incluir um texto de no máximo 200 palavras e no mínimo 100 que explique o conceito e as ideias usadas na elaboração do material.
Símbolo ou ícone (se houver).
Fica a critério do aluno definir ou não um símbolo para a marca, este elemento deve utilizar apenas imagem ou ícone para representar a marca.
Paleta de cores (até 5 cores e seus significados).
O aluno deve apresentar a paleta de cores definida e justificar o uso das cores no desenvolvimento da identidade com um breve texto.
Tipografia (fonte principal e secundária, com justificativa).
O aluno deve apresentar a tipografia principal e a secundária destacando onde cada uma pode ser aplicada. Para isso deve elaborar um breve texto.
Estilo de imagens e padrões gráficos.
O aluno deve apresentar o estilo das imagens e um padrão gráfico. Deve acompanhar um breve texto explicando as intenções e possibilidades de aplicação.
Etapa 4: Aplicações da Marca
O aluno deve simular 2 aplicações da identidade visual em peças como: Embalagem de produto, Post em rede social, Cartão de visita ou etiqueta;
Etapa 5: Tom de Voz e Comunicação
O aluno deve definir como a marca deve se comunicar com o público (ex: linguagem acolhedora, objetiva, divertida?). Para isso deve elaborar um exemplo de frase de apresentação da marca (ex: “Nossa essência é o seu equilíbrio”).
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