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A seguir, detalharemos o caminho para resolução da sua atividade MAPA.
Primeira etapa: LER atentamente os textos de apoio.
Segunda etapa: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO: leitura dos textos de apoio.
Texto 1
Um ponto comum na experiência histórica da perspectiva do desenvolvimento de vários países europeus, bem como os Estados Unidos, é a importância das inovações tecnológicas, as quais reduzindo os custos de produção, provocavam o aumento das quantidades produzidas, com reduções de preços. A demanda em crescimento estimulava, por seu turno, a oferta. Contudo, essas demanda interna não se mostrava suficiente para absorver as quantidades crescentes de novos produtos. Surgiu, então, do lado da demanda, o grande estimulador do desenvolvimento econômico desses países, que foi a abertura de novos mercados externos. Muitas vezes conquistados pela imposição de acordos comerciais (caso do Brasil e Inglaterra -1810). Quando a conquista de novos mercados tomava a forma de colonização, as relações comerciais beneficiavam amplamente a potência imperialista, em detrimento dos países colonizados.
SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento econômico. São Paulo, Editora Atlas, 2012.
Texto 2
O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros. Quanto mais complexa a tecnologia desenvolvida, mais elaborado e caro era o processo de invenção ou descoberta. O ‘país desenvolvido’ típico tinha mais de mil cientistas e engenheiros para cada milhão de habitantes na década de 1970, mas o Brasil tinha cerca de 250, a Índia 130, o Paquistão uns sessenta, o Quênia e a Nigéria cerca de trinta.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 261. Adaptado
Texto 3
Se na década de 1960 Gordon Moore constatou a velocidade de crescimento de transistores, na década de 1980 Buckminster Fuller observou que, em função da tecnologia, o conhecimento humano crescia em ritmo exponencial desde o início da nossa história. Em 1982, ele publica o livro em que apresenta a Curva de Duplicação do Conhecimento (Doubling Knowledge Curve) – analisando a partir do ano 1 da Era Cristã, o conhecimento demorou 1500 anos para dobrar; depois disso, precisou de apenas 250 anos para duplicar novamente; no início do século passado, o conhecimento dobrava a cada 100 anos; durante a Segunda Guerra Mundial, a cada 25 anos e, em 1982, Fuller estimou que o conhecimento duplicava a cada 18 meses. Em 2007, a IBM previu que até 2020 o conhecimento deveria dobrar a cada 11 horas, ou seja, duas vezes por dia. Esse é o cenário em que estamos imersos atualmente.
GABRIEL, M. Inteligência artificial: do zero ao metaverso. São Paulo: Atlas, 2022. (adaptado)
Texto 4
A automação ganhou uma fama imerecida de “exterminadora” de empregos. Devemos enxergar a automação pelo que ela é. Além do mais, a tecnologia não determina por completo a quantidade de vagas disponíveis no mercado de trabalho. A sociedade, se quiser, pode agir para gerar novos empregos – por meio de políticas fiscais, incentivos ao mercado de trabalho e regulamentação de determinadas indústrias. Somente quando percebermos o verdadeiro caráter da automação superaremos a tecnofobia (‘automação é ruim’) e a sensação de desesperança das gerações mais jovens (‘não vamos ser necessários’) que começam a assombrar o mundo.
CHANG, Ha- Joon. Economia: modo de comer: um economista voraz explica o mundo. 1ª edição. São Paulo: Portfólio- Penguin, 2025.
SEGUNDA ETAPA: Responder às questões a seguir:
Nenhuma tecnologia é neutra. Todas elas sempre afetam a humanidade em algum grau. O Texto 1 nos revela que a noção de desenvolvimento econômico está diretamente relacionada com a tecnologia. As inovações nos beneficiam de algumas formas e, de outras, nos prejudicam. Assim, um aspecto importante que deve ser considerado é que toda nova tecnologia traz consigo efeitos colaterais que, em geral, inicialmente: são desconsiderados em razão do deslumbramento sedutor que as novas possibilidades promovem ou causam medo, resistência e rejeição por trazerem o vislumbre de um futuro desconhecido. Nesse sentido é preciso refletir, sob a perspectiva econômica, que a tecnologia em si, é menos importante do que a forma como ela afeta o desenvolvimento socioeconomico. Diante disso vale o exercício da reflexão.
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