📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

MAPA – Gestão da Informação – 52/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 59,90.O preço atual é: R$ 54,90.

Métodos de Pagamento:

MAPA – GESTÃO DA INFORMAÇÃO – 52/2025

Olá estudantes. A seguir passaremos por uma pequena explanação acerca da Gestão da Informação e a ferramenta 5W2H.

A informação é a base para o planejamento organizacional. Planejar sem informação provocará um planejamento com alto risco de fracasso, bem como ter grandes quantidades de informações, sem planejar o que fazer com elas, é quase a mesma coisa do que não ter nada.

A habilidade de planejar deve estar enraizada nos gestores organizacionais. Desde realizar a organização de uma agenda semanal, até o desenvolvimento de planos mais estratégicos para a organização. Toda empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade, necessita saber onde se deseja chegar, qual objetivo se pretende alcançar (Saes, 2019, p. 54).
A ferramenta 5W2H pode ser utilizada no contexto organizacional para analisar e resolver problemas, bem como planejar e gerenciar projetos e processos. Essa ferramenta utiliza sete perguntas básicas: “What” (O que), “Why” (Por que), “Who” (Quem), “Where” (Onde), “When” (Quando), “Which” (Qual) e “How” (Como). Essas perguntas ajudam a fornecer uma abordagem sistemática e abrangente para identificar e abordar os aspectos importantes de um problema ou projeto.
Saes, Danillo Xavier. Gestão da Informação. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Entendido isso, vamos ao nosso estudo de caso:

O gestor da área de atendimento de uma empresa de produtos para pet identificou um problema no seu sistema de agendamentos de banhos e tosas. Esse problema tem provocado conflitos de agendas de banhos, nos horários de busca e entrega dos animais, bem como a insatisfação dos clientes. As reclamações feitas, tanto presencialmente, quanto nos sites de avaliações, têm prejudicado a reputação da empresa e, por conseguinte, a sua receita, já que muitos clientes, inclusive os mais fiéis, estão optando por não utilizar mais os serviços ofertados. O colaborador responsável iniciou uma avaliação para tentar entender o que está acontecendo e quanto tempo esse problema tem prejudicado a empresa. Essa busca de informações é de grande relevância para que o problema seja sanado, a agenda volte a funcionar e os clientes fiquem satisfeitos com o bom atendimento, característica esta que sempre fez parte dos propósitos da empresa.
Para tentar resolver mais breve possível o problema identificado, a gestão da empresa renuiu todos os colaboradores e compartilhou suas inquietações e constatações frente à prestação de serviço de banho e tosa. Em seguida, explicou o que é e para que serve a ferramenta 5W2H e envolveu todos na aplicação dela, com o objetivo de identificar o problema e planejar as ações visando a melhoria na qualidade do atendimento.

Agora vamos para a atividade. Utilizando o caso apresentado e a tabela abaixo, aplique a ferramenta 5W2H conforme visto nos estudos da Unidade II do livro da disciplina.

5W2H Descrição dos problemas e das soluções Possível perguntas para identificar e resolver os problemas

What (O que será feito?)

Why (Por que será feito?)

Where (Onde será feito?)

When (Quando será feito?)

Who (Por quem será feito?)

How (Como será feito?).

How much/many (Quanto vai custar?)

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!