📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

MAPA – LHIST – História do Brasil: Colônia – 54/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 59,90.O preço atual é: R$ 54,90.

Métodos de Pagamento:

MAPA – LHIST – HISTÓRIA DO BRASIL: COLÔNIA – 54/2025

QUILOMBOLAS NO BRASIL

(…)

Seu plano de aula deverá ser desenvolvido obrigatoriamente no template específico para esta atividade MAPA (disponível na pasta Material da Disciplina). O tema da aula precisa dar condições para a construção de uma análise que coloque em pauta à relevância das comunidades quilombolas na atualidade. Para a elaboração deste plano de aula, você deverá seguir e desenvolver os itens e etapas listadas abaixo:

ETAPA 1

1. Tema que será trabalhado:

O conteúdo escolhido precisa contemplar a BNCC do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano). Seguem alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados em seu Plano de Aula: (escolha apenas um tema).

7º ano:

A escravidão moderna e o tráfico de escravizados;

O cotidiano dos escravizados africanos na América Portuguesa;

Formas de resistência negra à escravização;

8º ano:

O cotidiano dos negros escravizados nos centros urbanos;

As Leis Abolicionistas e o processo de libertação dos escravizados;

A vida difícil dos recém libertos;

9º ano:

A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição;

Os movimentos sociais e a imprensa negra;

A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações;

2. Ano/Série:

Informar em qual ano/série o conteúdo é trabalhado de acordo com a BNCC.

3. Por que você escolheu este tema e como ele será desenvolvido de forma que haja uma conexão entre a temática e as comunidades quilombolas atualmente?

Enquanto futuro professor de História, sua abordagem deve estabelecer uma conexão direta entre o tema da escravização dos negros, as diferentes formas de resistência, o legado cultural e a realidade das comunidades quilombolas no Brasil. O ponto principal será demonstrar a importância dessas comunidades, hoje, como guardiãs vivas da herança cultural africana. Mostre a situação atual destas comunidades e seus desafios para sobreviver, destacando, por exemplo, como a luta pela terra é, na verdade, uma luta pela preservação de costumes, saberes e tradições que enriquecem a cultura brasileira, transformando o passado em um legado de resistência e identidade para o presente.

4. Informações referentes à comunidade quilombola escolhida (dê preferência a uma comunidade localizada em seu Estado):

Apresente as seguintes informações: Estado; Munícipio; Nome da comunidade; População; Desafios enfrentados pela comunidade quilombola; como vivem (o que produzem; como se organizam; amparo governamental); Tradições, festas e/o lazer.

5. Quais os objetivos de Aprendizagem:

Quais as competências e habilidades que você deseja atingir em seu aluno? O que você quer que ele aprenda com esta aula que você vai preparar? Apresente no mínimo 03 objetivos em forma de tópicos.

6. Metodologia:

Como você vai utilizar o tema escolhido para estabelecer uma análise com a comunidade quilombola elencada.

Defina com clareza se vai iniciar a sua explicação com o tema ou com questionamentos relacionados a comunidade quilombola escolhida. É importante considerar que seu objetivo principal será apresentar discussões referentes à comunidade quilombola para que seus estudantes tenham conhecimento sobre a existência, os obstáculos enfrentados e a relevância destes grupos.

Recomenda-se organizar esta etapa em tópicos. Máximo de duas aulas de 50 minutos.

7. Recursos materiais e tecnológicos utilizados:

Listar os recursos materiais (giz, lousa, livros, textos etc.) e/ou tecnológicos utilizados em seu plano de aula.

8. Livro didático escolhido:

A partir do tema escolhido, procure no google um livro de História referente ao ano/série que o tema é discutido e coloque o link de acesso, o nome do autor do livro, o título da obra e o ano de publicação, conforme exemplo abaixo:

Link de acesso: https://issuu.com/editoraftd/docs/imm…

Autor: Alfredo Boulos Júnior.

Título da obra:História Sociedade & Cidadania: 9º ano ensino fundamental, anos finais.

Ano de publicação: 2022.

9. Características do material didático selecionado:

Enumere três pontos positivos do material escolhido (de acordo com o tema elencado). Considere, por exemplo, se o livro didático apresenta textos complementares sobre o assunto; linguagem acessível; imagens contextualizadas. Destaque três pontos negativos do material escolhido (de acordo com o tema elencado). Analise, por exemplo, se o livro possui erros interpretativos; ausência de imagens e/ou mapas.

10. Conclusão:

Anexe a imagem criada no canva (durante o desenvolvimento da etapa 2) neste item.

ETAPA 2

História do Brasil: Colônia

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!