📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 59,90 O preço original era: R$ 59,90.R$ 54,90O preço atual é: R$ 54,90.
Métodos de Pagamento:
QUILOMBOLAS NO BRASIL
(…)
Seu plano de aula deverá ser desenvolvido obrigatoriamente no template específico para esta atividade MAPA (disponível na pasta Material da Disciplina). O tema da aula precisa dar condições para a construção de uma análise que coloque em pauta à relevância das comunidades quilombolas na atualidade. Para a elaboração deste plano de aula, você deverá seguir e desenvolver os itens e etapas listadas abaixo:
ETAPA 1
1. Tema que será trabalhado:
O conteúdo escolhido precisa contemplar a BNCC do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano). Seguem alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados em seu Plano de Aula: (escolha apenas um tema).
7º ano:
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados;
O cotidiano dos escravizados africanos na América Portuguesa;
Formas de resistência negra à escravização;
8º ano:
O cotidiano dos negros escravizados nos centros urbanos;
As Leis Abolicionistas e o processo de libertação dos escravizados;
A vida difícil dos recém libertos;
9º ano:
A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição;
Os movimentos sociais e a imprensa negra;
A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações;
2. Ano/Série:
Informar em qual ano/série o conteúdo é trabalhado de acordo com a BNCC.
3. Por que você escolheu este tema e como ele será desenvolvido de forma que haja uma conexão entre a temática e as comunidades quilombolas atualmente?
Enquanto futuro professor de História, sua abordagem deve estabelecer uma conexão direta entre o tema da escravização dos negros, as diferentes formas de resistência, o legado cultural e a realidade das comunidades quilombolas no Brasil. O ponto principal será demonstrar a importância dessas comunidades, hoje, como guardiãs vivas da herança cultural africana. Mostre a situação atual destas comunidades e seus desafios para sobreviver, destacando, por exemplo, como a luta pela terra é, na verdade, uma luta pela preservação de costumes, saberes e tradições que enriquecem a cultura brasileira, transformando o passado em um legado de resistência e identidade para o presente.
4. Informações referentes à comunidade quilombola escolhida (dê preferência a uma comunidade localizada em seu Estado):
Apresente as seguintes informações: Estado; Munícipio; Nome da comunidade; População; Desafios enfrentados pela comunidade quilombola; como vivem (o que produzem; como se organizam; amparo governamental); Tradições, festas e/o lazer.
5. Quais os objetivos de Aprendizagem:
Quais as competências e habilidades que você deseja atingir em seu aluno? O que você quer que ele aprenda com esta aula que você vai preparar? Apresente no mínimo 03 objetivos em forma de tópicos.
6. Metodologia:
Como você vai utilizar o tema escolhido para estabelecer uma análise com a comunidade quilombola elencada.
Defina com clareza se vai iniciar a sua explicação com o tema ou com questionamentos relacionados a comunidade quilombola escolhida. É importante considerar que seu objetivo principal será apresentar discussões referentes à comunidade quilombola para que seus estudantes tenham conhecimento sobre a existência, os obstáculos enfrentados e a relevância destes grupos.
Recomenda-se organizar esta etapa em tópicos. Máximo de duas aulas de 50 minutos.
7. Recursos materiais e tecnológicos utilizados:
Listar os recursos materiais (giz, lousa, livros, textos etc.) e/ou tecnológicos utilizados em seu plano de aula.
8. Livro didático escolhido:
A partir do tema escolhido, procure no google um livro de História referente ao ano/série que o tema é discutido e coloque o link de acesso, o nome do autor do livro, o título da obra e o ano de publicação, conforme exemplo abaixo:
Link de acesso: https://issuu.com/editoraftd/docs/imm…
Autor: Alfredo Boulos Júnior.
Título da obra:História Sociedade & Cidadania: 9º ano ensino fundamental, anos finais.
Ano de publicação: 2022.
9. Características do material didático selecionado:
Enumere três pontos positivos do material escolhido (de acordo com o tema elencado). Considere, por exemplo, se o livro didático apresenta textos complementares sobre o assunto; linguagem acessível; imagens contextualizadas. Destaque três pontos negativos do material escolhido (de acordo com o tema elencado). Analise, por exemplo, se o livro possui erros interpretativos; ausência de imagens e/ou mapas.
10. Conclusão:
Anexe a imagem criada no canva (durante o desenvolvimento da etapa 2) neste item.
ETAPA 2
História do Brasil: Colônia
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.