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MAPA – PSICO – Políticas Sociais, Educacionais e Direitos Humanos – 54/2025

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MAPA – PSICO – POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS – 54/2025

Uma das universidades particulares do Rio Grande do Sul, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), começou uma pesquisa para compreender os efeitos da violência no desempenho escolar e no próprio cérebro de crianças entre 10 a 12 anos. Segundo o coordenador da pesquisa, Augusto Buchweitz, até o presente 40 alunos foram estudados. Os resultados prévios mostram que as crianças que expostas a ambientes violentos apresentam um desempenho escolar abaixo da média. Ademais, o funcionamento do cérebro delas também é diferente se comparado ao das crianças que vivem num ambiente pacífico. Portanto, com esse estudo, podemos levantar as afirmativas que a violência tem efeito negativo na capacidade de prestar atenção e sentir empatia. Esse cérebro exposto à violência não responde quando elas precisam decidir sobre sentimentos de outras pessoas. Nesse caso, o cérebro está numa situação de extrema sobrevivência. Por conseguinte, essa violência sofrida na infância pode continuar na idade adulta quando o estresse aumenta, bem como as chances de desenvolvimento de doenças vasculares, transtornos psicológicos e abuso de álcool e drogas.

Fonte: https://portal.pucrs.br/noticias/pesq…. Acesso em: 31 jul. 2025.

Após a leitura atenta do texto proposto, realize uma pesquisa em seu material didático e em outras fontes de estudo confiáveis sobre o tema da violência no contexto escolar, considerando seus diferentes tipos e manifestações (física, psicológica, simbólica, bullying, cyberbullying, entre outras). Analise também os impactos que essas práticas causam no ambiente escolar, como comprometimento da aprendizagem, evasão, dificuldades emocionais e sociais dos estudantes.

Em seguida, reflita sobre a responsabilidade do psicopedagogo na prevenção, no enfrentamento e na mediação de situações de violência, destacando estratégias que esse profissional pode adotar em conjunto com a equipe pedagógica, famílias e comunidade escolar. É importante que seu texto discuta como o psicopedagogo pode contribuir para a construção de um espaço educativo mais seguro, inclusivo e acolhedor.

No desenvolvimento da atividade, aborde obrigatoriamente:

Políticas públicas voltadas para a proteção dos direitos da criança e do adolescente (como o ECA, a LDB, a BNCC e programas de enfrentamento à violência escolar).

Políticas sociais, enfatizando o papel das famílias, da comunidade e dos serviços de apoio (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros).

Políticas escolares, destacando projetos pedagógicos, ações de conscientização, mediação de conflitos e práticas inclusivas.

Finalize seu texto discutindo de que forma a atuação do psicopedagogo, em diálogo com essas políticas, fortalece o compromisso ético e social de combater a violência no espaço escolar, garantindo o pleno desenvolvimento do estudante.

UnicesumarPolíticas Sociais, Educacionais e Direitos Humanos

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