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MAPA – TAUT – Processos Avaliativos na Educação Especial – 54/2025

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MAPA – TAUT – PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54/2025

A avaliação é um instrumento essencial no processo de ensino e de aprendizagem, pois permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos e orientar a prática pedagógica. No caso de crianças com deficiência, ela deve ser adaptada às necessidades individuais, garantindo condições de equidade e valorizando suas potencialidades. Nesse sentido, o uso de materiais concretos torna-se um recurso fundamental. Objetos manipuláveis, jogos, imagens, recursos táteis e tecnológicos facilitam a compreensão dos conteúdos, permitindo que as crianças expressem seus conhecimentos de diferentes formas. Esses materiais ajudam a reduzir barreiras cognitivas e comunicacionais, além de estimular a participação ativa, a motivação e a autonomia no momento da avaliação. Assim, o professor pode obter uma visão mais justa e real das aprendizagens, respeitando o ritmo e as formas de expressão de cada estudante.

Assim, a utilização de materiais concretos na avaliação de crianças com deficiência não apenas favorece a inclusão escolar, mas também assegura que o processo avaliativo cumpra sua função principal: promover a aprendizagem e reconhecer as diversas formas de desenvolver e demonstrar saberes.

Partindo deste contexto, a atividade aqui proposta está dividida em duas etapas:

1° Etapa – Construção de um material concreto para a realização de uma avaliação dos conhecimentos com crianças de 5 anos, que possuem laudo de TEA, nível de suporte 3, não verbal. Para o desenvolvimento do material, considerar que a avaliação que será aplicada deverá verificar os conhecimentos da criança sobre:

Dentro/fora.

Formas geométricas.

Relação número/quantidade.

Você deverá produzir o material, fotografar e inserir no Formulário padrão.

2° Etapa – Elabore um texto dissertativo fundamentado, de no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, respondendo a seguinte pergunta: qual a importância da utilização de materiais concretos na avaliação de crianças com deficiência e/ou transtornos, explicando de que forma esses recursos podem contribuir para a inclusão escolar e para a efetivação da aprendizagem.

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