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MAPA – Tendências Educacionais Contemporâneas – 52/2025

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MAPA – TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS – 52/2025

Recentemente, houve a necessidade de mudança dos currículos estruturados em conteúdos acadêmicos para um currículo mais amplo e integrado, promovendo o desenvolvimento de habilidades que forme o estudante em todas as dimensões. No Brasil, foi instituída a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento tem caráter normativo para as instituições de ensino públicas e privadas, sendo referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para toda a educação básica.

Fonte: CORDOVA, T. Tendências Educacionais Contemporâneas. Maringá: Unicesumar, 2021.

ETAPA 01
A BNCC, portanto, definiu um conjunto de aprendizagens progressivas essenciais, que os estudantes devem desenvolver durante as etapas e modalidades em que estiver inserido na Educação Básica: As COMPETÊNCIAS. Segundo o trecho acima e seus conhecimentos desenvolvidos na disciplina, responda:

1. O que são competências, conforme o que nos apresenta a BNCC?

2. As competências gerais da BNCC são agrupadas em três conjuntos de habilidades: Cognitivas, Socioemocionais e Comunicativas. Quais são as competências que cada conjunto abriga?

3. Para o desenvolvimento das habilidades elencadas acima, a escola deverá incorporar em suas propostas curriculares, elementos de tendências e movimentos mundiais, onde o estudante é o protagonista de seu aprendizado, sendo capaz de realizar feitos para a transformação do local em que vive. Quais são essas duas tendências?

4. A Abordagem STEAM é um acrônimo, do inglês, para designar cada letra. Cite o que significa cada letra e explique, com suas palavras, como elas interagem com as áreas do conhecimento.

ETAPA 02
Desenvolver competências e habilidades é a grande oportunidade da inserção da abordagem STEAM nas propostas pedagógicas e nos currículos alinhados à BNCC. Desde as etapas iniciais da Educação Infantil ao Ensino Médio, os projetos STEAM geram propósito, ou seja, auxiliam a responder à pergunta “por que precisamos aprender isso?”. Nessa perspectiva, responda:

5. Considerando as competências da BNCC e a atuação STEAM, cite 02, das 10 competências da BNCC, aponte como a atuação STEAM pode entrar com o trabalho pedagógico para o desenvolvimento dessa competência, conforme apontado em seu livro didático:

6. Consoante às duas competências citadas acima, monte uma atividade para cada uma delas, considerando as informações a seguir:

Competência.
Faixa etária: Ensino Médio (15 a 17 anos) *A atividade deverá, obrigatoriamente, ser pensada para essa faixa etária.
Nome da atividade.
Objetivos.
Desenvolvimento (como jogar/brincar).
Resultados esperados.

Portanto, nessa questão (6), você deverá criar (ou utilizar uma atividade já existente, desde que utilize a fonte de onde retirou), DUAS atividades: uma para cada competência, respeitando os níveis de ensino.

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