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Portfólio – Prática Pedagógica: Ambientes Não-Formais – 54/2025

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PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54/2025

Os museus desempenham um papel crucial e insubstituível no processo de aprendizagem, atuando como verdadeiros laboratórios de conhecimento para além dos limites da educação formal. Eles se constituem como instituições alimentadas pelo processo museológico, cujas ações são intrinsecamente educativas, utilizando o patrimônio cultural como um referencial fundamental para a construção do conhecimento.

Assim, reforça essa visão, classificando os museus como espaços de educação não formal, capazes de estimular novas capacidades cognitivas e desenvolver a sensibilidade dos sujeitos. Nesses ambientes, o aprendizado se dá pela vivência e interação direta com objetos e narrativas históricas, permitindo que os visitantes, especialmente os estudantes, estabeleçam conexões interdisciplinares e compreendam aspectos concretos de conceitos científicos que, muitas vezes, não são acessíveis em sala de aula.

Essa experiência singular promove o pensamento crítico, a curiosidade e a capacidade de questionar e reinterpretar o mundo e suas heranças culturais, transformando o museu em um local onde a tradição é “conhecida, percebida, questionada e reinventada”. Assim, os museus não apenas democratizam o acesso ao conhecimento e ao patrimônio histórico, mas também capacitam os indivíduos para o exercício da cidadania, ao inseri-los ativamente na compreensão e valorização de sua cultura.

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania e da valorização do patrimônio cultural. A palestra terá duração de 50 minutos e, para ministrá-la, você deverá elaborar uma apresentação utilizando o PowerPoint.

O formulário padrão em PowerPoint disponível na pasta Material da Disciplina.

Para realização desta atividade, siga estes passos:

Slide 1:

 

Preencher o cabeçalho (nome, RA e polo).

Slide 2:

Capa (título: “Museus: Laboratórios Vivos para a Educação de Jovens” e uma imagem ilustrativa de sua escolha que represente jovens em um museu).

Slides 3, 4 e 5:

Conceitualizando o Museu Educador: Apresentar a visão do museu como espaço de educação não formal e seu papel no processo de construção do conhecimento para jovens, com base nos conceitos de Pedagogia Museológica e Educação Patrimonial.

Utilizar uma imagem em um dos slides que ilustre a interação entre jovens e o ambiente museológico.

Slides 6, 7, 8 e 9:

Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica: Apresentar dois exemplos concretos (podem ser situações fictícias, mas realistas) de como um pedagogo poderia desenvolver atividades em um museu com jovens, evidenciando a relação entre a teoria e a prática.

§ Exemplo 1: Uma oficina que utilize objetos históricos do acervo para estimular o debate sobre questões sociais contemporâneas (ex: desigualdade, migração), fomentando o pensamento crítico e a conexão com a cidadania.

§ Exemplo 2: Um projeto em que jovens sejam desafiados a criar uma “exposição interativa” sobre a história local do seu bairro, a partir de elementos do cotidiano, utilizando o museu como suporte para pesquisa e curadoria, promovendo a valorização do patrimônio cultural e a autoria juvenil.

Utilizar uma imagem para cada exemplo que ilustre a atividade proposta.

Slides 10, 11 e 12:

Impacto na Formação Integral: Discutir a importância dos museus na formação integral de jovens, com ênfase em como contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania ativa e da valorização cultural, complementando o ensino formal. Mencione a relevância de uma “rede de interação” entre museus e escolas.

Utilizar uma imagem em um dos slides que simbolize o desenvolvimento integral do jovem.

Slides 13 e 14:

Considerações Finais: Realizar uma breve retomada dos aspectos principais da apresentação, reforçando o potencial transformador dos museus na educação de jovens e o papel estratégico do pedagogo nessa articulação.

Slide 15:

Referências: Listar todos os materiais utilizados (incluindo os dois documentos fornecidos para a atividade) e as fontes das imagens.

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