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QUESTÃO 1
A unidade temática “Práticas Corporais de Aventura”, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular da Educação Física, caracteriza-se pela exploração das expressões e formas de experimentação corporal centradas nas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Essas práticas costumam receber outras denominações, por exemplo, esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/…. Acesso em: 01 nov. 2022.
Sendo assim, com posse das informações do fragmento e seus conhecimentos sobre essa unidade temática, avalie as afirmações, a seguir, com V para verdadeiras e F para falsas:
I – Na BNCC, a classificação utilizada para diferenciar as distintas práticas, dessa unidade, baseiam-se no ambiente de que necessitam para ser realizadas, assim temos, na natureza e urbanas.
II – As práticas de aventura na natureza exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado).
III – As práticas de aventura urbanas se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – F, V, V.
Alternativa 3 – V, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, F, F.
QUESTÃO 2
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/…. Acesso em: 01 nov. 2022.
Com posse das informações supracitadas e seus conhecimentos sobre a Educação Física a partir da BNCC, marque a opção abaixo que descreve os elementos fundamentais comuns às práticas corporais:
Alternativas
Alternativa 1 – Movimento corporal, Organização interna e Produto cultural.
Alternativa 2 – Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Competências Específicas.
Alternativa 3 – Unidades temáticas, Progressão do conhecimento e Dimensões do conhecimento.
Alternativa 4 – Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.
Alternativa 5 – Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão sobre a Ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão e Protagonismo Comunitário.
QUESTÃO 3
A unidade temática “Esportes” reúne as manifestações formais e as derivadas dessa prática cultural. O esporte, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/…. Acesso em: 01 nov. 2022.
Ao considerar os principais aspectos da unidade temática dos Esportes, analise as afirmações a seguir:
I – Como toda prática social, o esporte não é passível de recriação por quem se envolve com ele.
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