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Questão 1
A pesquisa quantitativa está apoiada no tratamento estatístico dos dados, por isso procura produzir compreensões baseadas em números. As pesquisas quantitativas procuram pelos comportamentos mais comuns, as maiorias, pois está interessada em produzir generalizações, ou seja, explicar como a maioria das pessoas responde a determinado fenômeno. As pesquisas quantitativas buscam estabelecer relações de causa e efeito, testando hipóteses.
MALHOTRA, N. K. et. al., Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.
Sobre o conteúdo estudado e conforme o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) A pesquisa quantitativa em marketing se dedica a entender baseada na percepção e na subjetividade do pesquisador, quais os significados para o comportamento do consumidor.
( ) As pesquisa quantitativas de marketing procuram produzir compreensões baseadas em números. Quando pergunta por exemplo se existe relação entre o aumento do preço da gasolina e o aumento nas vendas de motocicletas, ela irá procurar entender quantas pessoas optaram por comprar uma moto por esse motivo. A partir desses dados irá realizar testes estatísticos para ver se esse é um motivo significante e se a hipótese é verdadeira.
( ) O teste de hipóteses procura generalizar os resultados oferecendo uma compreensão conclusiva sobre os assuntos testados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: F; V; F.
Alternativa 2: V; V; F.
Alternativa 3: V; V; V.
Alternativa 4: F; F; V.
Alternativa 5: F; V; V.
Questão 2
Muitas vezes as decisões em marketing são tomadas baseadas no senso comum. As percepções pessoais que temos sobre o mercado e a reação das pessoas pode estar enviesada por nossas crenças e mitos. Por isso, a pesquisa se torna importante para conhecer a opinião das pessoas que serão público-alvo das ações de marketing. A empresa Boeing realizou uma pesquisa de mercado em 2010 que apresentou respostas que contrariavam o senso comum.
McDANIEL, C., GATES, R., Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
Sobre o conteúdo estudado e conforme o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) Quando a empresa Boeing descobriu através de pesquisa que as pessoas preferiam voar em aeronaves menores em vôos longos, desmontou a percepção do senso comum que orientava a prática das empresas de aviação.
( ) Foi a partir de pesquisas de mercado que a Boeing lançou em 2014 o Boeing 737 Max, um avião pequeno se comparado aos Airbus, mas que tinha autonomia para fazer vôos interatlânticos. O resultado foi uma mudança de paradigma que tirou os aviões quadrimotores do mercado que era dominado por eles desde os anos 1940.
( ) Em geral se descobre nas pesquisas de mercado que as pessoas não tem motivos para gostarem mais de uma coisa do que de outra. É o caso dos passageiros de vôos internacionais que preferem voar em aviões pequenos sem ter razões plausíveis para isso.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: F; V; F.
Alternativa 2: V; V; F.
Alternativa 3: V; V; V.
Alternativa 4: F; F; V.
Alternativa 5: F; V; V.
Questão 3
A pesquisa de mercado se diferencia do senso comum essencialmente porque os seus achados são fruto de um processo sistemático e objetivo. O senso comum é a percepção geral das pessoas, um conhecimento que surge da experiência pessoal e das vivências históricas. A pesquisa se dedica a sistematizar e analisar os dados coletados, produzindo entendimentos e oferecendo direções para a tomada de decisão em marketing.
MALHOTRA, N. K. et. al., Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.
Considerando o texto e os estudos sobre a disciplina, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição do problema de pesquisa é a parte inicial do processo e é fundamental para que a pesquisa seja conduzida no caminho correto. Um problema de pesquisa mal formulado pode fazer com que todo o esforço da pesquisa não seja inútil, oferecendo respostas que não colaboram para o problema real da empresa.
II. A abordagem da pesquisa depende dos objetivos da pesquisa e do problema definido, além do tipo de dados que se deseja analisar. A abordagem pode ser qualitativa, quantitativa ou uma combinação das duas.
III. A formulação do projeto de pesquisa é essencial nas pesquisas de marketing, nele serão definidos as abordagens, os cronogramas, os custos e os métodos que serão utilizados. O projeto permite que níveis superiores avaliem aprovem os encaminhamentos, além de orientar o desenvolvimento da pesquisa.
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