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Projeto de Ensino – Trabalho Multiprofissional – 54/2025

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PROJETO DE ENSINO – TRABALHO MULTIPROFISSIONAL – 54/2025

1ª QUESTÃO

Atualmente, tem-se investido em prevenção, pois esta é a garantia de um futuro mais humano, justo e digno, promovendo assim melhor qualidade de vida a todas as pessoas. Desta forma, torna-se fundamental a atuação preventiva face a distúrbios que venham ocorrer, vindo a influir no aprendizado formal da leitura e da escrita.

BARRETO, M. A. S. C. Prevenção na escola: uma proposta interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a psicopedagogia. Rev. Psicopedagogia. v. 20, p. 261-269, 2003.

Após a leitura do artigo de Barreto (2003), reflita sobre a interação realizada entre o fonoaudiólogo e o psicopedagogo. Quanto a atuação de forma preventiva em três níveis (primária, secundária e terciária) analise as alternativas abaixo e verifique aquelas que correspondem integralmente aos três níveis propostos no artigo.

I – O nível primário diz respeito ao momento de recepção da situação-problema, seja por parte da escola, seja por parte da família.
II – O nível primário tem como objetivo eliminar ou interromper o início e o desenvolvimento de uma desordem, influindo, consequentemente, no impedimento do aparecimento de distúrbios.
III – A prevenção secundária visa detectar de forma precoce possíveis dificuldades no processo de aprendizagem e realizar encaminhamentos o mais breve possível.
IV – No nível terciário acontecem as devolutivas para o aluno, a família e a equipe pedagógica.
V – O nível terciário refere-se ao atendimento propriamente dito dos distúrbios.

Estão corretas as afirmativas:

ALTERNATIVAS

II e IV, apenas.
III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

2ª QUESTÃO

Embora a escola seja um lugar de angústias e conflitos, permeado por sonhos e ansiedades, reflexo de uma sociedade desigual e competitiva, Breckenfeld e Romanowski (2012), lembram que ela pode constituir-se,
também, em espaço de transformação e emancipação do homem a partir de um processo de construção coletiva do projeto político pedagógico, que é um projeto de escola e, consequentemente, de sociedade.

BORTOLLI, M. C. R.; VOLSI, M. E. F. Equipe multiprofissional no ambiente escolar: perspectivas e contribuições para o desenvolvimento dos alunos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do
professor PDE. V.1, pp. 04-17, 2016.

A este respeito, analise as afirmativas a seguir e verifique aquelas que correspondem às ações da Equipe Multiprofissional para favorecer a construção da escola como espaço de transformação e emancipação do ser humano.

I – Fortalecimento de ações rígidas e enfoque em punições para condutas indisciplinares.
II – Participação na construção de um Projeto Político Pedagógico bem estruturado.
III – Fortalecimento de toda a equipe escolar a fim de ofertar um serviço mais humanizado e afetuoso.
IV – Ações para trazer a comunidade e as famílias para dentro da escola e ações que vão às famílias e comunidades, com o objetivo de estreitar os vínculos, conhecer a realidade onde a escola está inserida e, posteriormente, pensar em ações de prevenção de conflitos.
V – A transmissão do conhecimento é o único fator que precisa ser levado em consideração. Trabalhar outras questões no espaço escolar pode figurar como perda de tempo e prejudicar o processo de ensino e aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

3ª QUESTÃO

A educação interprofissional possibilita integrar cuidado especializado com cuidado holístico, opondo-se ao reducionismo e a fragmentação da visão especializada.

SILVA, R. H. A.; SCAPIN, L. T.; BATISTA. N. A. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Revista da Avaliação da Educação Superior. Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 167-184, 2011.

No texto acima, os autores discutem a importância da educação interprofissional na formação de acadêmicos de cursos da área da saúde. Extrapolando para uma atuação prática, para que uma equipe multidisciplinar ou interprofissional funcione, não basta apenas agrupar profissionais de áreas diversas. Sendo assim, analise as alternativas a seguir e verifique aquela que corresponde ao que é necessário desenvolver para o êxito de uma equipe multidisciplinar.

ALTERNATIVAS

Desenvolver recursos cognitivos, afetivos e psicomotores dos profissionais.

Fomentar a importância da centralização das intervenções e ações.

Quebrar as diferenças técnicas entre os profissionais especializados.

Motivar os profissionais para que compreendam isoladamente suas competências profissionais.

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