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QUESTÃO 1
Por meio da construção de mapas mentais as crianças tem a possibilidade de se apropriarem dos contextos das escalas mais próximas. A casa, a escola, os lugares de socialização, os caminhos são elementos presentes nos mapas dos alunos, tendo em vista que são elementos que comandam a vida social dos indivíduos.
A respeito dos mapas mentais e o ensino de geografia, considere as afirmações com V para verdadeiras ou F para as falsas:
I. Ao construírem os mapas mentais as crianças se utilizam de conhecimentos estudados e aprendidos para refletir sobre seu espaço de vivência.
II. Em mapas mentais as crianças representam aspectos dos diferentes espaços em que vivem cotidianamente.
III. As representações cartográficas produzidas pelas crianças permitem que sejam sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento espacial.
IV. Os mapas mentais derivam do senso comum, portanto, não se aplicam a sistematização dos conhecimentos espaciais que devem ser desenvolvidos nas crianças.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F.
Alternativa 2 – V, V, F, F.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, V, V.
QUESTÃO 2
Para Simielli (2004), é preciso educar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a visão cartográfica, para isso é necessário aproveitar o interesse natural deles pelas imagens.
Fonte: SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.) A geografia na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
Sobre o assunto, analise as afirmações:
I. O mapa é uma redução proporcional da realidade. É a escala que estabelece quantas vezes o espaço real sofreu redução.
II. A maquete é um recurso didático que permite a visualização tridimensional de um espaço real, apresentando de forma clara a noção de espaço.
III. Para trabalhar com escalas o professor pode solicitar que os alunos tragam fotos e, em grupos, verifiquem as diferenças de tamanhos dessas fotos, assim como as das pessoas, paisagens, objetos etc.
IV. A cartografia, enquanto arte, apresenta elementos estéticos e necessita de distribuição de forma organizada dos seus elementos como, por exemplo, símbolos, traços, letras, legendas, margem, títulos e cores que devem estar em harmonia e de acordo com a sua especificação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e ll, apenas.
Alternativa 2 – III e lV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, lll e lV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
O ensino de Geografia passou a fazer parte do currículo oficial do ensino primário no país a partir da promulgação da Lei Orgânica do Ensino Primário e a Lei Orgânica do Ensino Normal em 1946, conhecida como Reforma Capanema.
Sobre o assunto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Antes desta data, a Geografia fazia parte desse nível de escolaridade de forma indireta, pois os conteúdos geográficos eram estudados em textos dos livros didáticos que os professores selecionavam.
PORQUE
II. Devido à complexidade em ensinar Geografia às crianças, então se limitavam a apresentar dados geográficos de forma descritiva, com a predominância do enciclopedismo e da descontextualização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Devemos compreender sistematicamente alguns conceitos geográficos importantes para que possamos elaborar aulas condizentes aos assuntos que deverão ser trabalhados em sala. Assim, em relação ao conceito de paisagem, lugar e território, analise as afirmativas abaixo e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. O conceito de Lugar é fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que se vive.
II. O território é a definição de um lugar de pertença, carregado de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.
III. Paisagem é tudo o que a nossa visão alcança, ou seja, qualquer lugar que é apreendido pela visão do observador, independentemente, de ser feio ou bonito.
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