📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 39,90 O preço original era: R$ 39,90.R$ 34,90O preço atual é: R$ 34,90.
Métodos de Pagamento:
Questão 1
Aprimorar sua habilidade de leitura é possível, desde que algumas atitudes sejam tomadas, entre elas, ler mais e sempre. Os processos que o leitor usa de forma consciente para realizar suas leituras são chamados de metacognição. Os procedimentos metacognitivos podem ocorrer antes, durante e após a leitura de um texto. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Alternativa 1: É durante a leitura que o leitor deve identificar as ideias principais do texto lido, para ele compreender o texto.
Alternativa 2: As estratégias metacognitivas devem ser usadas antes, durante e após a leitura, pois conduzirão o leitor a um resultado mais eficiente, para a compreensão.
Alternativa 3: Atentar para a macroestrutura do texto, questionar seu conteúdo e fazer um esquema do conteúdo são ações de pré-leitura, desenvolvimento de leitura e de pós-leitura, respectivamente.
Alternativa 4: Algumas estratégias metacognitivas para serem aplicadas antes da leitura são: atentar para o gênero textual a que o texto pertence, determinar qual o objetivo da leitura, tecer hipóteses sobre o assunto que será lido.
Alternativa 5: É após a leitura que o leitor deve identificar as ideias principais do texto lido, pois esse é o momento em que ele tem um conhecimento geral do que leu. Após a leitura, há estratégias metacognitivas para se chegar à ideia principal, tais como: sublinhar as partes que considerar mais importantes, grifar palavras relevantes, sintetizar as ideias de cada parágrafo, destacar exemplos.
Questão 2
Considerando as diferenças entre pressupostos e subentendidos explícitas no texto 1, leia a piada do texto 2 e analise as afirmações que a seguem.
TEXTO 1: Pressupostos e subentendidos
Pressupostos “são aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase” (FIORIN; SAVIOLI, 2003, p. 241). Além disso, deve-se considerar que os pressupostos têm que ser verdadeiros ou admitidos como tal, já que é a partir deles que se constroem as informações explícitas.
Subentendidos são “as insinuações escondidas por trás de uma afirmação” (FIORIN; SAVIOLI, p. 244).
Enquanto o pressuposto é um dado indiscutível para falante e ouvinte, o subentendido “é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu” (FIORIN; SAVIOLI, 2003, p. 244).
TEXTO 2
Um homem é parado pela polícia depois de ser perseguido em alta velocidade:
– Sabe, foi a coisa mais divertida que me aconteceu hoje – diz o policial. Se me der uma boa desculpa, não registro a multa.
– Há três semanas, minha mulher me trocou por um policial – explica o homem. Quando vi o seu carro vindo, achei que o senhor queria devolvê-la!
Disponível em: https://www.piadascurtas.com.br/devolve/ Acesso em 26 jun.2016.6
I. Pressuposto: O policial estava em hora de trabalho. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.
II. Pressuposto: O motorista não queria a sua esposa de volta. Subentendido: ele a amava.
III. Pressuposto: O policial gostou da perseguição. Subentendido: O policial estava entediado antes do ocorrido.
IV. Pressuposto: O policial estava à paisana. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: II e IV, apenas.
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Questão 3
Após assistir as aulas de Nivelamento em Língua Portuguesa, você deve ter notado que o conceito de leitura evoluiu. Em uma visão tradicional, a leitura era entendida como um processo de decodificação de unidades menores para as maiores. Esse é o conceito ascendente da leitura, cujo texto é o elemento mais importante do processo, sendo o leitor, um sujeito passivo, que recebe as informações que o texto traz. Com os avanços de várias ciências (linguística, psicologia, neurologia), verificou-se que essa visão era extremamente limitada, não dando conta do complexo processo da leitura nem dos vários benefícios que ela proporciona a seu leitor. Assim, hoje, a leitura é entendida como um processo dialógico, ou seja, um processo dinâmico de interação entre leitor e autor mediado pelo texto, para cuja construção de significados os conhecimentos de mundo do leitor são fundamentais. Essa é a concepção interativa da leitura.
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.