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QUESTÃO 1
Quando nascem, meninos e meninas apresentam o sistema reprodutor formado, com as gônadas e a genitália externa. Embora os testículos e ovários sejam reconhecíveis anatomicamente, tais órgãos ainda não apresentam condições morfológicas e fisiológicas de produzir os gametas.
Fonte: MORAES, L. S.; FIAES, G. C. S. Biotecnologia e Reprodução Humana. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Em relação gametogênese, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Um gameta é uma célula somática desdiferenciada, que está apta a participar do processo de fecundação natural.
Alternativa 2 – As Células Germinativas Primordiais derivam das células neurológicas do saco vitelino e migram para as gônadas em desenvolvimento.
Alternativa 3 – Na Gametogênese, existem as fases pré-gonadal, gonadal, sendo a fase pós-gonadal uma fase referente ao resenvolvimento urinário.
Alternativa 4 – Durante a puberdade a fase da Gametogênese é retomada, sendo que a espermatogênese ocorre nos testículos e ovogênese nos ovários.
Alternativa 5 – Na Diferenciação Sexual, a influência da diferenciação ocorre devido a presença do gene SRY no cromossomo Y, levando à formação dos ovários.
QUESTÃO 2
Os espermatozoides são formados dentro dos túbulos seminíferos dos testículos, envolvendo uma série de eventos celulares de mitoses e meioses em um processo denominado espermatogênese. Neste processo, as espermatogônias, derivadas das células germinativas primordiais, se diferenciam em espermatócitos, posteriormente em espermátides e por fim em espermatozoides, seguindo para etapa de formação nos túbulos seminíferos e mais dois processos maturacionais extratesticulares para que os espermatozoides ganhem capacidade fertilizante: a maturação e a capacitação do epidídimo.
Fonte: Ferreira, L. D. et al. MATURAÇÃO, CAPACITAÇÃO, REAÇÃO ACROSSÔMICA E MOVIMENTO ESPERMÁTICO. Ciência Animal, v. 33, n. 3, p. 82 a 97–82 a 97, 10 out. 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Identificação da infertilidade masculina não está relacionado a defeitos na maturação epididimária.
PORQUE
II. A etapa de maturação epididimária envolve modificações bioquímicas que melhoram a motilidade e estabilidade dos espermatozoides.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Mulheres saudáveis que não desejam engravidar no momento congelam seus óvulos para preservar o maior nível de fertilidade presente nos gametas femininos mais jovens. Isso permite que a paciente possa planejar qual é o melhor momento na sua vida para conceber”, explica o médico Fernando Prado, da clínica Neo Vita de Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva.”
Fonte: Faddul, J. Congelamento de óvulos: entenda o que é, quem pode fazer e quanto custa. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/congelamento-de-ovulos-entenda-o-que-e-e-o-quanto-pode-te-custar. Acesso em: 9 jul. 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O congelamento de gametas, embriões e tecidos gonadais é um recurso que vem sendo utilizado no mundo para a preservação da fertilidade e para facilitar a reprodução assistida de forma segura, também juridicamente.
PORQUE
II. Decisões sobre o destino dos embriões em casos de divórcio, dissolução de união estável ou falecimento são documentadas antes da técnica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
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