📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
De acordo com Callai (1998, p. 56 apud CAVALCANTI, 2002, p. 13):
“A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o aluno ‘se perceba como participante do espaço que estuda’, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento”.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e Práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Sobre o ensino de Geografia na escola, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Não existem ligações entre a Geografia e o desenvolvimento motor do aluno.
Alternativa 2 – Para a aprendizagem de Geografia é necessário apenas memorizar conceitos.
Alternativa 3 – Na escola a Geografia contribui apenas para uma formação focada na formação individual.
Alternativa 4 – O desenvolvimento crítico está apenas ligado a componentes curriculares como História e Sociologia.
Alternativa 5 – A Geografia na escola assume um amplo papel, tornando o aluno um agente de transformação global.
QUESTÃO 2
Segundo Moraes (1981):
“Havia distinção substantiva entre os geógrafos alemães e franceses do século XIX, apesar de eles afirmarem distintas visões da Geografia. Os primeiros, em especial por meio das ideias de Friedrich Ratzel, difundiram o determinismo geográfico.”
Fonte: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 1981.
Sobre a contribuição de Ratzel para a Ciência Geográfica, avalie as afirmações a seguir:
I. O Geógrafo Ratzel foi fortemente influenciado pelas propostas Darwinistas.
II. O objeto de estudo sistematizado por Ratzel nas universidades alemãs abordava a relação que os povos têm com o espaço.
III. A concepção de leitura geográfica desenvolvida por Ratzel estudava as influencias que as condições naturais exerciam sobre a humanidade, dando surgimento ao possibilismo geográfico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Como afirma Callai (2005), o espaço não é neutro, e a noção espacial que a criança desenvolve não é um processo natural aleatório, mas uma construção social, na qual ela vai ampliando e tornando cada vez mais complexo seu espaço vivido.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
Ainda, de acordo com Freire (1988), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, a principal questão é exercitar a prática de fazer a leitura do mundo com a criança.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
Sobre a educação geográfica, analise as afirmações a seguir:
I. Contribui exclusivamente para a formação de conceitos de geografia naturais/paisagem.
II. Pode ser expressa na consciência de que somos sujeitos da história.
III. Não possui relações com conceitos culturais, econômicos e sociais.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F.
Alternativa 3 – F, V, F.
Alternativa 4 – V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, F.
QUESTÃO 4
Vygotsky (1987, p. 37) conceitua: “O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos”.
Fonte: VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Sobre as concepções de brincadeira e o ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – No ato do brincar, o sujeito incorpora eventos, objetos ou situações dentro de formas de pensamento, que constituem as estruturas mentais organizadas.
Alternativa 2 – A noção de espaço, importante para as brincadeiras, não está ligada ao desenvolvimento mental da criança, assim, não precisa de preparação para o seu desenvolvimento.
Alternativa 3 – A noção de espaço começa a ser desenvolvida pela criança a partir dos 6 anos, por isso não é necessário inserir brincadeiras que contribuam para isso antes dessa idade.
Alternativa 4 – No ato de brincar, as estruturas mentais existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo, enquanto, ao mesmo tempo, mantém sua estrutura mental intacta.
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.









© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.