📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – PED – Desenvolvimento Psicomotor na Infância – 54/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 54/2025

QUESTÃO 1
Texto 1: O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida. Desta forma faz interface com diversas áreas do conhecimento como: a biologia, antropologia, sociologia, educação, medicina entre outras (MOTA, 2005, p. 106).
Fonte: MOTA, M. E. Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto/SP: SBP, v. 13, n. 2, 2005, p. 105 – 111.

Texto 2: O desenvolvimento nos remete a múltiplos termos como: continuidade, crescimento, mudança, etapas, interações, conhecimento, ação, dentre outros. Diversas são as formas de entendê-lo, gerando distintas concepções sobre os fatores preponderantes nesse processo (XAVIER & NUNES, 2015, p. 10).

Fonte: XAVIER, A. S.; NUNES, A. I. B. L. Psicologia do desenvolvimento.4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza: EdUECE, 2015.

Considerando o excerto supracitado de Mota (2005) e Xavier (2015), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A epistemologia genética de Piaget destaca que o desenvolvimento depende de uma reciprocidade entre o sujeito e o ambiente, um influenciando o outro; passando por estágios bem definidos onde o movimento tem um papel importante no processamento da relação entre a psique e a motricidade. Este pensamento difere-se do de Vygotsky.
PORQUE

II. Vygotsky enfatiza que as funções psicológicas superiores se desenvolvem por meio das relações que o sujeito estabelece com outros humanos, internalizando os modos culturais de comportamento. Onde a aprendizagem tem o papel de impulsionar o desenvolvimento. Deste modo, não é necessário esperar o tempo certo para a criança desenvolver, pois o desenvolvimento vai depender das oportunidades que o contexto sócio-histórico vai oferecer.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
De acordo com Fonseca (2004) o tônus é essencial na segurança da criança, quando ela se prepara para o movimento ou para os diversos modos de atividade postural. A tonicidade é considerada ampla, pois abarca os músculos relacionados a funções biológicas e psíquicas, tendo uma relação com a maneira com que o sujeito se relaciona, tanto verbal quanto não verbal. Sendo sua característica principal o baixo nível energético, que dá condições ao sujeito de ficar em pé por várias horas, sem demonstrar cansaço.

Fonte: FONSECA, V. Dificuldades de Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. Âncora Editora, Lisboa. 2004.

Considerando o excerto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A tonicidade é um dos pontos centrais que possibilitam o entendimento da psicomotricidade numa perspectiva holística e sistêmica do corpo e da motricidade.

PORQUE

II. A sua regulação depende de vivências tanto psicomotoras quanto relacionais, destacando que fatores emocionais podem ser evidenciados por meio de atitudes e expressões corporais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
Cada um dos conceitos psicomotores trabalha diferentes perspectivas do desenvolvimento da criança e devemos considerar a relevância de cada um deles neste processo. Um destes conceitos é a coordenação motora ampla que consiste na ação de grandes músculos.

Fonte: OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis. Vozes. 1997.

Considerando a atividade na qual se identifica o trabalho específico do conceito funcional global de coordenação motora ampla, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Desenvolvimento Psicomotor na Infância

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!