📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
A Pedagogia Histórico-Crítica é um marco no movimento educacional brasileiro, porém pouco desenvolvida no cotidiano das escolas. Esta concepção nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras; faltava-lhes a consciência dos condicionantes histórico sociais da educação (SAVIANI, 2007). Esta Pedagogia objetiva resgatar a importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade do saber escolar.
Gasparin, J. L. Petenucci, M. C. (2014). Pedagogia histórico crítica: da teoria à prática no contexto escolar. V. 2, n. 02. Disponível em: https://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/…. Pág. 04.
A Pedagogia Histórico-Crítica tem como característica cinco passos para a sua realização, desse modo, assinale a alternativa correta a que apresenta a ordem correta desses cinco passos.
Alternativas
Alternativa 1 – Problematização; Instrumentalização; Prática social Inicial; Catarse e Pratica social final.
Alternativa 2 – Prática social Inicial; Instrumentalização; Problematização; Catarse e Pratica social final.
Alternativa 3 – Prática social Inicial; Catarse; Instrumentalização; Problematização e Pratica social final.
Alternativa 4 – Prática social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Pratica social final.
Alternativa 5 – Instrumentalização; Prática social Inicial; Catarse; Problematização e Pratica social final.
QUESTÃO 2
O Renascimento Cultural, ocorrido nos séculos XIV a XVI, alterou a compreensão do significado da existência humana. Nele, o valor estabelecido para o papel do ser humano diante da natureza se eleva, ao comprarmos com a concepção teocêntrica que dominava o pensamento europeu durante a medievalidade.
Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
A chamada “Renascença” é uma ruptura com a expressão cultural, política e intelectual da Europa e foi fundamental para a construção do mundo moderno. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O Renascimento valorizou o nascimento do cristianismo e buscou estabelecer uma relação com o primitivismo cristão, criticando a reinterpretação medieval acerca dos dogmas católicos.
Alternativa 2 – Uma das principais críticas do Renascimento é o racionalismo. Para os pensadores modernos, a razão é uma negação da fé e deve ser vista como um ato profano.
Alternativa 3 – Os renascentistas foram precursores da Reforma Protestante e se opuseram à Igreja Católica, principalmente a Leonardo Da Vinci.
Alternativa 4 – O Renascimento é a busca da retomada do racionalismo grego-romano, ao mesmo tempo, uma defesa do antropocentrismo, valorizando o posicionamento do ser humano diante do Universo.
Alternativa 5 – A Renascença buscou reafirmar os dogmas católicos diante da ascensão do movimento protestante. Ligados à Ordem Jesuíta, os renascentistas foram árduos defensores da Inquisição.
QUESTÃO 3
Há uma revolução na percepção da educação em Emmanuel Kant (1724-1804). O pensador consegue unir duas concepções, os racionalistas em empiristas, na capacidade humana de aprender através da experiência e racionalidade. Contudo, com uma diferença fundamental, o foco no ser humano como condição de aprendizagem, mas não universal, e sim no potencial particular da compreensão.
O que Kant afirma, é que o ser humano é contaminado pela sua compreensão da realidade, que não é absoluta, suprema, universal. Ao mesmo tempo, o objeto, problema ou questão que se apresenta é vista pelo ser-humano de uma determinada forma particular, nunca se apresenta de maneira pura.
Logo, é impossível desassociar o ser-humano de seu objeto de aprendizado e vice-versa.
Uma educação tem na visão de Kant uma diferença significativa em relação ao que se apresenta na educação tradicional. Porém, qual é esta diferença?
Assinale a alternativa que responde a esta indagação de maneira correta levando em consideração o pensamento kantiano.
Alternativas
Alternativa 1 – Discípulo de Sócrates, Kant defendia uma capacidade de questionar o mundo e permanecer com a questão. A busca da realidade para ele é a contemplação da natureza, da vida, nada mais.
Alternativa 2 – Para Kant, o conhecimento é fruto de uma razão que considera a experiência pela reflexão. Nunca seremos capazes de reproduzir a verdade absoluta, mas devemos nos aproximar ao máximo do que ela expressa.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.