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QUESTÃO 1
“Não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”
Fonte: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. 7. Ed. São Paulo, Cortez/ Campinas, Autores Associados, 2009, p. 11.
Após ler o excerto e refletir sobre a leitura, analise as afirmativas a seguir:
I. O ato da leitura está preso ao significado estrito das palavras e isso justifica o ensino baseado da gramática tradicional.
II. Ler é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para além da sala de aula, pois o aluno é leitor em todos os ambientes.
III. Ler significa decodificar, ou seja, o aluno precisa exclusivamente de conhecimento das letras e fonemas para ser um bom leitor.
IV. Ler é uma habilidade que o ser humano desenvolve ao longo da vida, pois faz parte de vivências rotineiras desde seu nascimento até o fim da vida.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Segundo Ferreiro (1995), os métodos analíticos e sintéticos buscam ajudar as crianças a estabelecerem relações entre os códigos linguísticos (representação escrita) e os sons. O Método Sintético parte da menor unidade para a maior, iniciando a alfabetização pelo ensino das letras, fonemas ou sílabas, que depois são sintetizados para formar palavras. Já o Método Analítico, ou Global, começa pelo ensino do todo, ou seja, a palavra, para depois analisar suas partes. Métodos mistos ou ecléticos procuram conciliar esses dois métodos para tornar o processo de alfabetização mais eficiente. Além disso, Magda Soares (2010) ressalta que cada método deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o fundamentam e pelos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.
FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Considerando os métodos de alfabetização descritos por Ferreiro (1995) e as reflexões de Magda Soares (2010) sobre o processo de ensino da leitura e da escrita, Analise as afirmativas que seguem:
l. O Método Sintético inicia o processo de alfabetização a partir das menores unidades, como letras, fonemas e sílabas, que depois são sintetizadas para formar a leitura.
ll. O Método Analítico começa o processo de alfabetização pelo ensino das letras isoladas, para que a criança posteriormente forme palavras.
lll. Métodos mistos ou ecléticos buscam integrar aspectos dos métodos Sintético e Analítico para acelerar e melhorar o processo de alfabetização.
lV. Segundo Magda Soares, um método de ensino deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o esclarecem e pelos processos cognitivos envolvidos em sua aprendizagem.
V. As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky enfatizam que a escrita é apenas um código de representação dos sons, sem considerar sua dimensão como representação da linguagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, ll e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 3
Maria tem 8 anos e está no terceiro ano do ensino fundamental, até o presente momento não foi diagnosticada com nenhum problema, mas, no início deste ano sua professora começou a prestar mais atenção em como a criança desenhava e a encaminhou para um psicopedagogo para que ele observasse a menina.
Abaixo está um desenho que Maria fez, quando o psicopedagogo solicitou que ela a desenhasse fazendo o que mais gostava.
Diante dos estudos sobre as fases do desenho infantil, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Maria está na fase das garatujas com atribuição de nomes, fase essa que não é condizente com sua idade e ano escolar. Maria deveria estar na fase pré-esquemática, fazendo desenhos melhor elaborados.
Alternativa 2 – Maria está na fase pré-esquemática, fase essa que corresponde a sua idade e ano escolar. Caracteriza a figura humana como homem palito ou homem girino, facilmente visível aos olhos de qualquer adulto.
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