📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – MUSIC – Tendências Educacionais Contemporâneas – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – MUSIC – TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS – 53/2025

QUESTÃO 1
Na era da Educação 4.0, que integra tecnologias avançadas e metodologias inovadoras ao ensino, é essencial repensar o papel dos estudantes no processo educacional. Essa abordagem visa preparar os alunos para um mundo cada vez mais digital e dinâmico, onde habilidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas são altamente valorizadas. O protagonismo do aluno torna-se, então, um componente central, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

Elaborado pelo professor, 2024.

​Considerando a abordagem da Educação 4.0, qual elemento é considerado fundamental para promover o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem?

Alternativas
Alternativa 1 – Centralização do ensino nas tradicionais metodologias expositivas.
Alternativa 2 – Uso de tecnologias emergentes como ferramentas passivas no ensino.
Alternativa 3 – Projetos interdisciplinares que conectam diferentes áreas do conhecimento.
Alternativa 4 – Ênfase exclusiva no desenvolvimento de habilidades técnicas sem contexto.
Alternativa 5 – Isolamento do aluno em atividades individuais que minimizam a colaboração.

QUESTÃO 2
A educação maker, além de estimular a criatividade e a autonomia, quando aliada aos conteúdos curriculares ou não curriculares, pode beneficiar estudantes, professores e escolas, melhorando o nível de aprendizado e promovendo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, necessárias ao mundo do trabalho. As ideias da educação maker estão sendo incorporadas às políticas públicas de currículo de diferentes sistemas de ensino, com a intenção de propiciar melhorias aos processos educativos, uma vez que proporciona ao aluno uma educação mais integradora e promove o desenvolvimento das competências necessárias à formação escolar e designadas pela BNCC.

Fonte: CORDOVA, T. Tendências Educacionais Contemporâneas. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre o conceito de maker, analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de maker remete às pessoas que constroem e consertam objetos e interessam-se pelo funcionamento de todas as coisas.

II. A cultura maker não está ligada à educação, já que os comportamentos influenciados por ela não se aplicam em sala de aula.

III. A cultura maker é comumente associada ao aprimoramento de ferramentas tecnológicas.

IV. O movimento maker está associado apenas às práticas de reformas manuais de objetos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 3
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a tecnologia se tornou uma competência de ensino, que deve atravessar todo o currículo e permear todas as áreas do conhecimento. Para isso, introduzir a escola dentro deste contexto torna-se essencial, principalmente porque o propósito das tecnologias é possibilitar interação, colaboração e personalização do ensino. O seu uso, como estratégia, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo.

Com base no excerto e nos estudos sobre a integração da cultura digital no contexto escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A implementação da cultura digital nas escolas, segundo a BNCC, deve promover apenas o acesso às tecnologias de informação e comunicação, garantindo que todos os alunos dominem tecnicamente os dispositivos tecnológicos.

PORQUE

II. A BNCC orienta que o uso das tecnologias digitais no ensino deve favorecer o desenvolvimento de competências críticas, criativas e éticas, estimulando a comunicação, a produção de conhecimento e o protagonismo dos estudantes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira.
Alternativa 3 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 4
De acordo com Hernández (1998), os projetos de trabalho fazem parte de uma concepção educativa que favorece a pesquisa e a construção do conhecimento de forma compartilhada, com o intuito de ampliar o repertório dos estudantes em um contexto de aprendizagens significativas, em que os estudantes participam como sujeitos ativos da construção do conhecimento.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!