📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 59,90 O preço original era: R$ 59,90.R$ 54,90O preço atual é: R$ 54,90.
Métodos de Pagamento:
Ao longo de nossa disciplina, debatemos sobre os distúrbios de aprendizagem específicos das habilidades acadêmicas, evidenciando a etiologia multifatorial, ou seja, fatores genéticos e ambientais influenciam no
estabelecimento da aprendizagem dos sujeitos. O diagnóstico de uma criança com transtornos de aprendizagem começa na escola, a partir da observação atenta do professor quanto ao desempenho, mas também de como a criança organiza seu pensamento ao realizar suas atividades.
Por não se tratar de algo simples, é fundamental, ao profissional da educação especial, saber identificar os sintomas que podem indicar um transtorno, de modo a iniciar o processo de construção da queixa visando compreender o que acontece com o discente e poder encaminhar de forma adequada para os profissionais responsáveis por fechar o diagnóstico.
Neste sentido, apresento um caso para que você avaliar.
Ao começar a acompanhar uma turma de 4o ano, você observou que João Eduardo não apresentava avanços na aquisição da leitura e escrita. Notou que o menino passou a se isolar ou a desestabilizar a turma sempre que havia atividades envolvendo registro. Ao examinar o caderno dele percebeu haver trocas persistentes de letras como p/q, a/o, m/n, f/t, bem como registros de palavras com muito mais letras que o necessário ou com omissões. Nas atividades de leitura, ele a realizada de forma pausada, soletrava com dificuldade e por vezes completava as palavras de forma
aleatória. Ainda, João sempre ficava tenso e ansioso quando as atividades eram voltadas para leitura e escrita, mas se destacava quando podia participar oralmente. Constatou também que ele não memorizava sequências como dias das semanas ou as estações do ano. Ao observá-lo no intervalo, notou que o senso espacial era inadequado a idade da
criança, sempre trombando nos colegas, aspecto esse confirmado pela análise do caderno e os relatos do professor de Educação Física. O desenho era pobre em detalhes considerando a idade e escolarização dele.
Ao recuperar o histórico acadêmico de João Eduardo, observou que a dificuldade em adquirir as competências acadêmicas de leitura e escrita eram evidentes desde o início de sua alfabetização, mesmo com a mudança de metodologias de ensino ofertadas ao discente. Além disso, encontrou uma ata de reunião com a família, na qual os responsáveis pelo aluno relatavam que o mesmo não memorizava o que lhe era dito e tinha dificuldade de compreensão quando precisava ler algo.
Agora, vamos fazer!
Com base nos dados indicados no caso de João Eduardo, elabore um relatório para ser apresentado a família visando o encaminhamento do aluno para a avaliação especializada. O relatório deverá ser composto pelos elementos destacados por Visca (1991 apud Correa, 2025). São eles: Descrição e situação contextual; Sintomatologia; Descrição e explicação histórica ou sistêmica e descrição e explicação histórica.
Para a elaboração, você deverá:
Fazer uma breve introdução do relatório, apontando a sua hipótese sobre o possível transtorno que João Eduardo apresenta;
Elencar as informações do caso de João Eduardo que se encaixam melhor em cada item do modelo de diagnóstico elaborado por Visca (1991 apud Correa, 2025).
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.