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MAPA – GH – Gestão de Planos de Saúde – 53/2025

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No Brasil, a regulação da saúde suplementar é uma atribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define regras para garantir o equilíbrio entre os interesses dos beneficiários, operadoras e prestadores. As operadoras de planos de saúde são obrigadas a seguir normas de cobertura mínima, prazos máximos de atendimento, processos de reajuste, entre outros pontos regulatórios. Com frequência, os consumidores se deparam com negativas de cobertura, desconhecimento dos seus direitos e ausência de canais de comunicação eficazes.

De acordo com Tironi (2018), a transparência nas relações entre operadoras e beneficiários é um dos pilares para o bom funcionamento da saúde suplementar, sendo essencial a comunicação clara, acessível e educativa como estratégia para fortalecer a confiança e reduzir conflitos.

FONTE: TIRONI, N. M. Gestão de Planos de Saúde: aspectos regulatórios e operacionais. Maringá: Unicesumar, 2018.

ATIVIDADE:

​Imagine que você foi contratado para atuar no setor de comunicação institucional de uma operadora de saúde de médio porte que deseja melhorar a relação com os beneficiários e demonstrar maior transparência no atendimento às normas da ANS. Para isso, a diretoria solicitou a você a elaboração de um plano informativo e educativo, que tenha como objetivo explicar, de forma clara e acessível, os principais direitos do beneficiário previstos na regulação da ANS.

1)Pensando no seu papel no setor de comunicação da operadora, escolha dois direitos fundamentais dos beneficiários regulados pela ANS que você considera essenciais destacar em uma campanha educativa.

2)Você precisará explicar ao público, de forma clara e acessível, o que é a Cobertura Parcial Temporária (CPT). Como você descreveria esse conceito para um beneficiário? Em quais situações a CPT pode ser aplicada?

3) Por fim, elabore uma sugestão de peça informativa (como um post, cartaz ou fôlder) com linguagem simples e objetiva, orientando o beneficiário sobre o que fazer em caso de negativa de cobertura ou destacando um direito do consumidor importante.

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