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QUESTÃO 1
Considere o excerto detexto a seguir:
“O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.” Maria Teresa Égler Mantoan, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Fonte: https://www.gestaoescolar.diaadia.pr…. Acesso em 14 de dez. de 2021.
A partitr de sua leitura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No que se refere ao histórico da educação especial, a fase da segregação das pessoas com deficiência foi o período em que estas pessoas passaram a frequentar escolas regulares, saindo de outros tipos de instituições nas quais ficavam escondidas, ampliando, dessa forma, sua socialização com o meio em que se inseria.
PORQUE
II. Compreendeu-se, nessa fase, que o melhor para esses alunos era que eles convivessem com pessoas consideradas “normais”, a fim de superar suas dificuldades.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Considere o exposto a seguir:
“A educação inclusiva objetiva atender todos os alunos nas mesmas escolas e eles recebam uma educação de qualidade, isto é, que tenham acesso ao conhecimento escolar. Essas pessoas devem ser atendidas nas salas de ensino regular e receber um atendimento educacional especializado, conforme suas especificidades, porque estão mais vulneráveis à exclusão do contexto educacional e, por conseguinte, do social”.
MORI, Nerli Nonato Ribeiro e CEREZUELA, Cristina. (Orgs.). Inclusão e educação especial na educação básica: um estudo nas cinco regiões do Brasil. Maringá: EDUEM, 2021, p. 18).
A legislação com relação à educação inclusiva vigente em nosso país garante o direito ao aluno com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais o atendimento educacional especializado (AEE). Considerando as discussões apresentadas em nossas aulas e no material de apoio, analise as afirmativas abaixo:
Alternativas
Alternativa 1 – A educação inclusiva pressupõe a existência de escolas distintas para atender pessoas distintas.
Alternativa 2 – As instituições de ensino no Brasil, de maneira geral, seguem o que estabelece o conceito de Desenho Universal, garantindo uma educação de qualidade a todos os alunos.
Alternativa 3 – O AEE é um recurso disponibilizado exclusivamente nas instituições de ensino privadas, uma vez que demanda grande investimento na contratação de profissionais qualificados.
Alternativa 4 – Embora assegurado por lei, no Brasil, os alunos com deficiência encontram inúmeras dificuldades no contexto dos processos educativos, o que contribui para o insucesso da vida em comunidade.
Alternativa 5 – A inclusão educacional no Brasil trata-se de um processo que representa um retrocesso às conquistas alcançadas pelas escolas brasileiras, que precisam constantemente rever sua organização para atender o público-alvo da educação especial.
QUESTÃO 3
Considere o excerto de texto:
“Art. 3º: São objetivos do atendimento educacional especializado:
I – prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;
II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e
IV – assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino”.
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